Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Cleide Veloso

Neste último domingo, 7, os agentes ambientais do projeto RondonTur percorreram a orla da Praia da Gaivota na companhia da prefeita municipal de Araguacema, Isabela Simas e do assessor da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Lázaro Cruz, para mais um dia de abordagem e conscientização ambiental dos visitantes. Durante o percurso, os agentes abordaram a população e conversaram sobre a importância ambiental e social da colaboração de todos para manutenção e limpeza das praias.

A prefeita de Araguacema falou da importância do projeto nesse momento de retomada do turismo na cidade. “Por um tempo Araguacema perdeu o foco no seu perfil como cidade turística. O RondonTur Ambiental chega nesse momento de retomada, para nos ajudar em um trabalho fundamental, que é a consciência da preservação do meio ambiente. A nossa praia e todos os outros aspectos turísticos da nossa cidade é muito importante para sustentação de nosso povo. Então é preciso preservar para que possamos a cada ano oferecer o melhor de nossa cidade”, destacou Isabela Simas, afirmando ainda, que a cidade recebeu um novo ânimo com a colaboração das instituições envolvidas no projeto.

Panorama

Na praia, visitantes e comerciantes demonstraram apoio à iniciativa do projeto e ao trabalho dos agentes. “Esse projeto é um trabalho que vai ser muito importante para nós comerciantes aqui na praia, para os turistas que buscam desfrutar de um ambiente saudável e para a cidade que é um ponto turístico. Os agentes se mostraram bem preparados com uma forma muito boa de falar do assunto e isso vai nos ajudar muito”, elogiou Benjamin Batista, comerciante da praia das Gaivotas.

O coordenador da equipe, Lázaro Cruz, lembrou que os trabalhos foram apenas iniciados, mas que para alcançar o sucesso é necessário o envolvimento e comprometimento da população. “O projeto RondonTur conta com a colaboração acadêmica para sua execução, temos um longo caminho a percorrer, mas é a comunidade que vai fazer a diferença nessa temporada, em nosso Estado”, afirmou o coordenador.

De acordo com a organização, o projeto que é uma iniciativa do Governo do Estado, realizado a partir de uma parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), o Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFTO) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT), estará presente em praias de 14 municípios nesta temporada. Na ocasiões, os turistas vão receber orientações e esclarecimentos quanto a importância desse cuidado ambiental nas praias, em benefício de sua saúde, da preservação dos pontos turísticos e do lazer. O objetivo é formar multiplicadores da cultura de preservação do meio ambiente, propondo mudança de hábitos, que dependem de atitudes simples, seja individual ou coletivamente. (Ascom Semades)