Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Valério Zelaya

O prefeito de Palmas, Carlos Amastha, vistoriou a logística e a infraestrutura das praias das Arnos, Graciosa e Prata nesta terça-feira, 9. Entre as ações o gestor municipal acompanhou a instalação de espelhos, saboneteiras, porta toalhas e porta papel higiênico. Amastha vistoriou os reparos que estão sendo feitos nos vasos sanitários, tampas das caixas de descarga e sifões das pias. Nas praias também foram instaladas mais de 50 lixeiras.

O secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Marcílio Ávila, contou que na última sexta-feira, 5, foram entregues todos esses equipamentos da estrutura local funcionando, mas, durante o primeiro fim de semana da temporada de praia muitos já foram danificados por alguns usuários. 

Segundo o prefeito, a temporada de praias é oportuna para diversão e descanso, além de movimentar a economia da capital e divulgar o potencial turístico, mas lembrou que é preciso que os usuários preservem o local. 

“É preciso conscientização e que as pessoas não destruam o que é para benefício próprio. O município está fazendo o seu papel, mas é fundamental a colaboração de todos para mantermos esses espaços de forma organizada”, afirmou Carlos Amastha.

No total foram instalados 48 assentos de vasos sanitários, 12 saboneteiras, 12 espelhos, 12 portas toalhas, 10 sifões, 29 chuveiros, 15 engates de entradas de pia. 

Turistas 

O chefe do Poder Executivo também conversou com comerciantes e visitantes das praias que elogiaram a nova estrutura. A moradora de Palmeirópolis, Sebastiana Luiza Araújo da Silva, que estava visitando a Praia das Arnos destacou que o lugar está limpo e parabenizou a iniciativa. 

“Já estive aqui outras vezes e essa foi a primeira vez que encontro o lugar limpo e bem organizado. A estrutura atende as necessidades dos turistas. Foi pensado no conforto assim como a segurança dos banhistas e demais frequentadores”, ressaltou Sebastiana.

Segurança

Ainda na ocasião, o secretário de Segurança, Defesa Civil e Trânsito, coronel José Ribamar Amorim Pereira, ressaltou o funcionamento das câmeras de segurança instaladas em cada praia. “Cada câmera tem rotação de 360 graus na horizontal e 90 graus na vertical, possibilitando, por exemplo, identificar a placa de um veículo a 2 km de distância, e o modelo a 10 km”, explicou. O secretário informou que em casos de denúncias de atos de vandalismo, qualquer cidadão pode ligar no Sistema Integrado de Operações - Siop, através do número 190.