Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A eleição direta para a nova direção da Fenaj e da Comissão Nacional de Ética dos Jornalistas começou ontem, terça-feira, 16, e será encerrada às 20 horas de quinta-feira (18). No Tocantins os profissionais poderão votar na sede do Sindjor, em Palmas, ou no próprio local de trabalho por meio de urna itinerante, das 8 às 19 horas. No estado 109 jornalistas sindicalizados e em dia com o sindicato estão aptos ao voto.  Além dos jornalistas já quites , profissionais que quitarem seus débitos até o dia da eleição também poderão participar.

Disputam a eleição a chapa 1, “Sou jornalista, Sou Fenaj!”, presidida por Celso Schröder, da qual faz parte o jornalista Júnior Veras, diretor do Sindjor/TO, no cargo de vice-presidente regional Norte 2, e a chapa 2, “Luta Fenaj ”, liderada por Pedro Pomar. Já para a Comissão Nacional de Ética, além de 4 candidaturas da chapa 1 - Beth Costa (RJ), Sérgio Murillo de Andrade (SC), Romário Schettino (DF) e Mário Messagi Júnior (PR) - e 4 candidaturas da chapa 2 - Beatriz Barbosa (SP); José Alves Pinheiro Junior (SP); Francisco Canindé (RN); Helena Palmquist (PA) -, estão inscritas as candidaturas avulsas de Ângela Maria Marinho Pereira (CE) e Luiz de Azevedo Compiani Júnior (RS). Para a Comissão de Ética os eleitores poderão votar em até 5 candidaturas.

Além dos jornalistas já quites e de aposentados, profissionais que quitarem seus débitos com os Sindicatos de Jornalistas nos dias da eleição também poderão participar. Haverá urnas nas capitais e cidades onde há maior número de profissionais aptos a votar.

A posse da nova direção da Federação deverá acontecer durante o XIX Encontro Nacional dos Jornalistas em Assessoria de Imprensa (Enjai), em agosto, no Rio de Janeiro.