Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Palmas recebe a terceira edição do projeto Música na Estrada, entre os dias 5 e 10 de agosto. O concerto com a Orquestra de Câmara Filarmônica será no auditório da Associação Tocantinense de Municípios, às 20h, no dia 10 de agosto. Uma das várias atividades do projeto é a palestra de didática, com o professor Fabio Oliveira, que será ofertada às 18h, antes do concerto.

O projeto itinerante de música clássica acontece entre 22 de julho e 10 de agosto, no norte e no centro-oeste do país. O evento une apresentações, palestras e oficinas (destinadas a alunos, professores e escolas de música locais), promove a popularização da música erudita e a formação de plateia fora do eixo cultural já explorado no país. Nesta edição será realizado espetáculo multimídia que vai contar a história da música ao longo dos tempos. Com duas novidades: a Orquestra de Câmara Filarmonia, criada especialmente para o projeto (com músicos de diversas partes do Brasil), e participação de dois atores/bailarinos. Tudo sob a regência do Maestro Marcos Arakaki, regente associado da Filarmônica de Minas Gerais.

A terceira edição do Música na Estrada passa pelas cidades de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Porto Velho, Boa Vista, Cuiabá e Palmas. Serão seis concertos de música clássica, sete palestras didáticas e cinco oficinas musicais. Propositadamente, as oficinas serão realizadas antes dos concertos para que os alunos tenham condições de conhecer o repertório das apresentações sob uma nova ótica, aprimorando assim seus conhecimentos. Já as palestras serão ministradas, no mesmo dia das apresentações, nos próprios teatros.

Oficinas:

Violino/Viola, Violoncelo/Contrabaixo, Flauta, Clarineta e Trombone/Trompete.

Serão três dias de oficinas em cada cidade, com duração de quatro horas por dia.

 Professores:

Carol Campos - Violino/Viola

Edvany Klebia - Violoncelo/Contrabaixo

Cassio Vieira - Flauta

Carlos Rieiro – Clarinete

Marcos Ono - Trompete/Trombone  

De 5 a 7 de agosto

Palmas - Colégio Militar de Palmas

Oficinas: Violino/Viola, Violoncelo/Contrabaixo, Flauta, Clarineta e Trombone/Trompete

Concertos e Palestras:

 10 de agosto

Palmas

Auditório da Associação Tocantinense de Municípios

18h – Palestra Didática com o Professor Fabio Oliveira

20h – Concerto com a Orquestra de Câmara Filarmônica sob a regência do Maestro Ugo Kageyama