Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação Cavalo já em estado de decomposição na antiga estrada de acesso à Cachoeira Roncadeira Cavalo já em estado de decomposição na antiga estrada de acesso à Cachoeira Roncadeira

O distrito de Taquaruçu, a pouco mais de 30 km da capital, deixou de ser um dos atrativos turísticos mais importantes de Palmas para ser conhecido como um território sem lei e desleixo.

O local, além de apresentar problemas agudos de ordem social, há muito vem convivendo com a falta de atenção por parte do pode público no que se refere à preservação do meio ambiente e à saúde, é o que relata um conceituado morador do local que não quer aparecer.

O cenário que se apresenta é de tristeza. As imagens registradas constatam a calamidade relatada.

No alto da serra, no sentido Buritirana, o lixo tomou conta do local. Ali, é jogado sistematicamente todo tipo de resíduo. Desde sacolas plásticas com restos de comida, aparelhos eletro-eletrônicos e até vísceras de animais, o que comprova abate clandestino de bovinos.

Numa dessas andanças que fizemos recentemente no alto da serra, principalmente na antiga estrada de acesso à Cachoeira Roncadeira, nos deparamos com um cavalo morto já em estado de decomposição. Aliás, esta estrada deveria ser um ponto de acesso turístico às belezas naturais em cima da serra, já que conta com uma casinha abandonada que serviria de ponto de apoio ao turista e, atualmente é uma crackolândia.

A população quer que a Prefeitura de Palmas esteja presente e volte sua atenção para o local, pois a situação não faz jus ao distrito ecoturístico. Pelo contrário, espanta o turista que vem de fora. Falta lei e zelo. A natureza pede socorro.

Invasão

Como se não bastasse e para completar o quadro desolador, às vésperas do tal Festival Gastronômico, que está para acontecer na localidade, os mananciais, nascentes e beiradas de córregos foram tomados por invasões irregulares de construções que estão afetando o meio ambiente.

Ao longo do ribeirão Taquaruçu, podem ser vistos barracões construídos para exploração do lazer e recreação, sem nenhuma fiscalização dos órgãos ambientais. Um crime que o poder público deixa passar impune. O Ministério Público também não toma nenhuma medida.

Outro problema grave são as invasões de áreas públicas com construções residenciais improvisadas, Áreas de Proteção Ambiental e Unidades de Conservação. A Prefeitura de Palmas até aterrou uma nascente em frente à Praça Tarcísio Machado! Vejam só!

Taquaruçu está uma vergonha! E assim porque conta com um deputado estadual e dois vereadores, que alimentam a antiga e humilhante prática da política clientelista.