Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Durante palestra na manhã deste último sábado, 17, quando foi recebida por mais de 200 produtores rurais de Tocantinópolis no programa CNA/Faet no Campo, a senadora Kátia Abreu (PSD-TO), afirmou que o Tocantins tem o maior potencial do País para a produção agrícola sem desmatamento, “e a aprovação do novo Código Florestal tem contribuído para facilitar a vida do produtor rural, oferecendo ferramentas legais para o crescimento e fortalecimento do setor”, disse a senadora, que é presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (FAET).

Os produtores rurais de Tocantinópolis tiveram a oportunidade de conhecer o programa Travessia Leite, que visa aumentar a competitividade dos produtores de leite do Estado, melhorando a qualidade e reduzindo custos da produção, e o Travessia Bico, que da oportunidade aos produtores serem atendidos pelo programa Negócio Certo, que auxilia na identificação da vocação econômica da região e aplica técnicas de gestão para propriedades rurais.

Dentro da programação da Faet/Senar, as famílias de Tocantinópilis também receberam ações de saúde como o projeto Útero é Vida, que realiza exames gratuitos de prevenção de câncer de colo de útero e de próstata. Até o  momento foram realizados 192 atendimentos para homens e 85 para mulheres. A meta é de 300 atendimentos até as 17h.

Kátia Abreu estava acompanhada do deputado federal licenciado Irajá Abreu (PSD-TO), secretário de Estado do Desenvolvimento Agrário e da Regularização Fundiária; do deputado estadual José Bonifácio; dos prefeitos de Tocantinópolis Fabion Gomes, de Darcinópolis, Raimundo Nonato, de Maurilândia Leoneide Sobreira e de Nazaré Clayton Rodrigues; do presidente do Instituto CNA Moisés Gomes; do secretário de Estado da Agricultura, Jaime Café; do presidente do Sindicato Rural do município, Gilmar Gonçalves e de vários lideres políticos da região.

Palestras

O programa CNA/FAET no Campo contou com várias palestras técnicas sobre temas ligados ao setor rural. A senadora Kátia Abreu falou sobre o novo Código Florestal Brasileiro, que foi aprovado recentemente graças à sua luta para a modernização da legislação do campo. O deputado federal licenciado e secretário de Desenvolvimento Agrário e Regularização Fundiária, Irajá Abreu esclareceu dúvidas sobre as mudanças na regularização fundiária no Estado. O presidente do Instituto CNA, Moisés Gomes falou sobre o Cartão do Produtor, benefício concedido pela CNA aos produtores rurais e sobre o Cadastro Ambiental Rural – CAR, cadastro criado no novo Código Florestal Brasileiro para a formação de um banco de dados de todas as propriedades rurais, a fim de monitorar, regularizar e controlar o desmatamento, além de auxiliar o planejamento estratégico do país. O presidente do Naturatins falou sobre Licenciamento Ambiental.

Araguatins

Logo mais, às 16h, a senadora Kátia Abreu e comitiva realizam o CNA/ FAET no Campo em Araguatins e inauguram a sede regional da Faet/Senar EM Araguatins, na Rua Siqueira Campos, N.º 968, às 19 horas.