Crianças menores de cinco anos, que ainda não foram vacinadas ou precisam atualizar o cartão de vacinação devem, neste sábado, dia 24, procurar o posto de saúde mais perto de casa. É o Dia D de multivacinação, realizado em todo o país. Durante a campanha, que segue até dia 30 de agosto, serão oferecidas todas as vacinas do calendário básico infantil: BCG, hepatite B, penta, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).
De acordo com a coordenadora de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Marlene Alves, em Palmas a vacinação ocorre das 8h às 17h, nas 32 unidades de saúde do município. “Com certeza teremos todas as unidades de saúde da Capital disponíveis para realizar a vacinação. Contudo, o Estado orienta que todos os municípios facilitem o acesso da população, oferecendo locais alternativos para as imunizações”, ressalta.
O Tocantins recebeu mais de 300 mil doses de vacinas para a campanha, além do estoque que já possuía. “Como essas novas doses, muitos municípios, além de vacinar a população infantil, contará com um estoque extra”, acrescenta Marlene.
Para receber a imunização, a criança deve estar acompanhada dos pais ou responsáveis, portando o cartão de vacinas ou documento de identificação (certidão de nascimento). Caso a criança não possua o cartão de vacinação, ela será avaliada e terá o documento providenciado.
Promovida pelo Ministério da Saúde, a Campanha visa aumentar a cobertura vacinal das crianças até cinco anos, diminuindo o risco de transmissão de doenças que podem ser evitadas. Atualmente são oferecidas ao público infantil vacinas para 18 tipos de doenças, sendo 90% delas produzidas no Brasil.
Vitamina A
Durante esta campanha de vacinação também será oferecida a suplementação da Vitamina A. O Ministério da Saúde disponibilizou a dose para as crianças de seis meses a cinco anos de incompletos, residentes em todos os municípios das regiões Norte e Nordeste e municípios prioritários do Plano Brasil Sem Miséria. Essa suplementação vitamínica contribui para a redução do risco global de morte, além de ajudar no desenvolvimento e crescimento das crianças. A vitamina A também pode ser recebida na rotina dos serviços de saúde.
“Esperamos atingir o maior número possível de crianças, deixando nossa população até cinco anos totalmente imunizada e com a suplementação adequada”, ressaltou Marlene. (ATN)
Postos de vacinação em Palmas
Policlínica 303 Norte
USF 305 Norte
USF 307 Norte
USF 405 Norte
USF 603 Norte
USF 605 Norte
USF 508 Norte
USF 406 Norte
Policlínica 108 Sul
USF 210 Sul
USF 403 Sul
USF 712 Sul
USF 806 Sul
USF 1004 Sul
USF 1104 Sul
USF 1105 Sul
USF 1106 Sul
USF 1203 Sul
USF 1206 Sul
USF Taquari
USF José Lúcio de Carvalho (Lago Sul)
USF Liberdade
USF Laurides Lima Milhomem (Aureny III)
USF Novo Horizonte
USF Alto Bonito
USF Eugênio Pinheiro da Silva (Aureny I)
USF Aureny II
USF Santa Bárbara
USF Setor Sul