Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Moradores da região Sul de Palmas poderão participar da seleção de Agentes Comunitários para atuar no Projeto Justiça Comunitária nos bairros Aureny’s, Taquaralto e Taquaruçu. As inscrições iniciam nesta terça-feira, 20, e seguem até o dia 13 de setembro, cujos formulários poderão ser retirados no site www.defensoria.to.gov.br ou na sede do Núcleo do Projeto, situada na Avenida Tocantins, Quadra 122, Lote 11, Setor Morada do Sol, em Taquaralto.

As inscrições poderão ser feitas também nos CRAS da Região Sul de Palmas, nos setores Santa Fé, Morada do Sol, Setor Sul, Taquaruçu, Aureny IV, Taquari, em horário comercial, e Base Comunitária do Aureny III, que funciona das 12h30 às 18h30. No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar juntamente com o formulário preenchido cópia dos documentos pessoais (RG e CPF) e comprovante de endereço.

O Projeto oferece 25 vagas para formação de agentes comunitários temporários, sendo 11 vagas imediatas e 14 para cadastro reserva. Os candidatos selecionados terão direito ao ressarcimento de despesas no valor de até R$ 190,00 mensais, durante o período de contrato, conforme dispõe a lei sobre o serviço voluntário (Lei 9.608/98).

O Agente Comunitário deverá ser membro das comunidades da região Sul de Palmas, ter idade mínima de 18 anos, saber ler e escrever e possuir disponibilidade de horário. O candidato também deverá ter um perfil de liderança, credibilidade, iniciativa, responsabilidade, conduta democrática e ética, habilidade de negociação, relacionamento interpessoal e sociabilidade,
os quais, após um processo de capacitação, servirão de orientadores na busca de soluções de conflitos, com o acompanhamento e monitoramento do trabalho pela Equipe Multidisciplinar de Profissionais.

Etapas da seleção

O processo seletivo será realizado nas seguintes etapas: Recrutamento, quando serão fornecidos esclarecimentos aos prováveis interessados sobre a proposta do Projeto; e Seleção, que contará com análise das informações prestadas no formulário de inscrição; dinâmica de grupo, redação e entrevista discursiva.

Os candidatos deverão acompanhar as publicações referentes à seleção a fim de garantir a participação nas etapas do processo.

Projeto

O Projeto Justiça Comunitária é fruto de um convênio celebrando entre a Defensoria Pública do Tocantins e Ministério da Justiça, com o objetivo de contribuir para a democratização do acesso á justiça, trazendo a proposta inovadora da desjudicialização do conflito, por meio da mediação e intervenção da comunidade na condução do seu processo de convivência pacífica,
representando um passo vital em direção a uma sociedade de paz, uma vez que a sua estratégia metodológica consiste em identificar, no seio da comunidade, pessoas idôneas que possam se colocar à disposição, de forma voluntária para mediar relações conflituosas.

Cronograma

Recrutamento:18 de setembro de 2013;

Dinâmica de grupo:19, 20 e 21de setembro de 2013;

Entrevista: 24 a 26 de setembro de 2013;

Resultado final: 27 de setembro. (Ascom Defensoria pública)