Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Inicia no próximo dia 31 de agosto a exposição fotográfica “Sob nova luz: retratos da minha cultura”, com 30 imagens que resgatam diversos aspectos da cultura do Tocantins. A exposição é fruto do trabalho realizado em oficinas de capacitação em fotografia de retratos, que envolveu mais de 50 jovens de 4 municípios do Estado.

Durante os últimos quatro meses, jovens das cidades de Brejinho de Nazaré, Miracema do Tocantins, Peixe e Porto Nacional, participaram de oficinas de fotografia realizadas pela Miraceti Projetos Educacionais e Culturais, onde aprenderam e praticaram as técnicas de fotografia digital, por meio da pesquisa e registro das manifestações culturais da sua região.

Os jovens participantes resgataram e registraram em fotos, dezenas de comidas típicas, festas e artesanatos da cultura tocantinense, resultando em ensaios fotográficos de tradições, costumes e de artesãos, personagens que em muitos casos nunca haviam sido fotografados em seu trabalho. A produção ultrapassou 1000 imagens e parte delas foram exibidas primeiramente nos 4 municípios participantes do projeto.

Para esta exposição foi convidada a curadora paulista Rosely Nakagawa, que realizou especialmente uma seleção do conjunto de fotografias para a mostra em Palmas. “A fotografia foi apresentada no projeto sob nova luz como possibilidade de ampliação do conhecimento, de pesquisa e do potencial criativo dos participantes” destaca a curadora.

Para a realização dos ensaios os jovens aprenderam as técnicas da fotografia digital, manipulando câmeras profissionais, equipamentos de estúdio e também editaram as imagens no computador. A prática da fotografia sempre foi com ênfase em retratos e para isso envolveu a comunidade e os artistas locais. “De um lado os jovens têm contato com a tecnologia, que é muito atraente e de outro o projeto promove o senso de pertencimento dos jovens em sua comunidade, pois reforça sua identidade além de eternizar tradições que poderiam se perder com o tempo”, salienta João Mendes, diretor da Miraceti.

O projeto Sob nova luz: retratos da minha cultura conta com o patrocínio da Enerpeixe, empresa responsável pela construção e operação da UHE Peixe Angical, e a Investco S.A., responsável pela construção e geração da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães (UHE Lajeado),empresas do Grupo EDP no Brasil. A iniciativa tem o apoio da Lei de Incentivo do Ministério da Cultura, do Instituto EDP e da Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Tocantins.

“Projetos como este correspondem ao desejo da EDP em apoiar a cultura, ao resgatar os valores culturais das comunidades onde está presente, por meio de formação, capacitação e novas experiências para crianças e jovens” finaliza Pedro Sirgado, Diretor Executivo do Instituto EDP.