Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal da Saúde de Gurupi realizou nesta última quarta-feira, 28, um evento voltado para a saúde do homem, promovido pela Unidade Básica de Saúde (UBS) do Setor Parque das Acácias. 

Durante o evento as ações foram direcionadas ao público masculino, oferecendo a eles atendimento específico. Aproximadamente 100 homens foram atendidos com tratamentos odontológicos, consulta médica, orientação com assistente social, testes rápidos de HIV, hepatites, sífilis, corte de cabelo e barba, massoterapia, além de distribuição de brindes preservativos e folders informativos, assistiram a vídeos educativos e participou de um lanche. 

Durante a abertura do evento, a prefeita em exercício de Gurupi, Dolores Nunes, falou da importância do evento. “Isso é fato, o homem tem uma série de dificuldade em procurar atendimento médico para realizar consultas periódicas e a não procura por esses profissionais, faz com quer os homens tenham um grau altíssimo de risco à saúde. Se prevenir não é mais nenhuma falta de masculinidade e sim um ato de consciência e aumento na faixa etária de vida”, disse Dolores. 

O secretário Municipal de Saúde, Diego Agnolin, destacou que ações como estas fazem uma diferença significativa para conscientizar o homem quanto atenção a sua saúde. “Nossa meta não é tratar o homem depois de doente e sim proteger ele de contrair o mal. Fica mais em conta prevenir, e o tratamento  de prevenção causa menos constrangimento de que o tratamento da doença. É bom ver que neste local tem muitos homens buscando melhorias de vida”, destacou o secretário. 

A enfermeira e coordenadora do Postinho, Lorena Gonçalves, agradeceu a presença de todos. “Estamos felizes com a presença maciça dos homens, que nos prestigiam durante este  evento. A presença de vocês aqui demonstra que a cultura masculina de não procurar um médico está mudando. Essa conscientização depende de todos,  e, principalmente de nós  mulheres que precisamos incentivar os homens a cuidar mais da sua saúde”, frisou a enfermeira.