Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

O Conselho de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Palmas (CIDEP) se reuniu com o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, e secretários nesta quarta-feira, 4, para discutir demandas levantas pelas câmaras setoriais do Conselho. As principais demandas envolviam coleta de lixo, efetivação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) em Palmas, além da prioridade na contratação das empresas locais para fornecimento de produtos e serviços para a Prefeitura Municipal.

Na reunião o prefeito fez um apanhado da atual situação de coleta de lixo e limpeza urbana da capital diante dos últimos acontecimentos com uma empresa terceirizada pelo órgão. De acordo com a prefeitura, 27 empresas foram convidadas para participar da licitação, que vai ser publicada dia 19 deste mês. O objetivo é firmar contrato de um ano.

Em relação ao lixo hospitalar, a prefeitura informou que é responsabilidade do grande gerador de lixo recolher e encaminhar para o destino adequado os materiais. A prefeitura pode providenciar o recolhimento, desde que o grande gerador entre com uma contrapartida social para o município. O órgão informou que ainda vai ser definido a quantidade de lixo que classifica um grande gerador. Esse assunto permanece em discussão.

Sobre a implantação da Redesim em Palmas, a prefeitura disse que vai fazer um apanhado do atual andamento das ações para implantação. O prefeito classificou a ação como urgente e garantiu que em breve vai informar os empresários sobre os desdobramentos.

Segundo a prefeitura, o governo municipal já aderiu a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, que possibilita que empresas classificadas nas categorias mencionadas participem de licitações e outros processos de compras do governo municipal. Os empresários levantaram a sugestão de promover uma campanha para que a lei seja divulgada. A prefeitura acatou a ideia.