Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Antônio Gonçalves

Produzir peixe em espaço reduzido e com custo acessível. Esses são objetivos do Projeto Gamboa apresentado pela Prefeitura de Palmas ao ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivela, na tarde desta sexta-feira, 06. A apresentação foi feita pelo secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Roberto Sahium, durante visita de Crivela ao prefeito Carlos Amastha, no gabinete II, localizado na Diretoria de Meio Ambiente. O ministro chegou ao local acompanhado do deputado federal César Halum e foi recepcionado por Amastha, secretários municipais e vereadores.

O prefeito Carlos Amastha parabenizou o ministro pelo excelente trabalho que vem realizando e agradeceu pela segunda visita feita a Palmas. “Temos certeza que estas visitas são resultado de nossos encontros em Brasília, quando lhe foi apresentado pelo secretário Roberto Sahium o potencial de Palmas e do Tocantins”, afirmou Amastha.

Ainda de acordo com o prefeito, projetos como o Gamboa devem ser incentivados pelo poder público. “O povo precisa de trabalho, de renda e de comida. Tudo o que este projeto pode gerar. Vamos criar as ferramentas para que o Banco do Povo possa financiar projetos como este”, declarou o gestor.

O trabalho do deputado César Halum também foi citado pelo prefeito. “O Deputado é um grande parceiro de Palmas e do Brasil. Ele tem sido uma ponte sólida entre o município e o Ministério”, finalizou Amastha.

Crivela agradeceu as palavras do prefeito e destacou o potencial aquícola do Tocantins. “Esta é uma oportunidade ímpar de colocarmos o Tocantins para produzir pescado. O Brasil ainda não explorou seu potencial para produção de peixe”, frisou o ministro, acrescentando que em Palmas será construída uma das maiores unidades de Parque Aquícola do Tocantins. “Nas águas tocantinenses é possível produzir toneladas de peixes e assim contribuir com a diminuição da fome no mundo”, destacou Crivela.

Pescadores

Muitos pescadores participaram do evento e ficaram animados com os resultados do Projeto Gamboa. “É muito funcional e fácil de manejar. Dá perfeitamente para chacareiros e também para nós que vivemos da pesca”, afirmou Davi Rodrigues, presidente da Federação de Pescadores de Palmas.

Para o pescador Venal Canuto, que há quatro anos pesca no Lago de Palmas, o projeto é uma novidade que vai dar certo. “Estou surpreso com estes tanques, tão pequenos e com uma capacidade de produção tão alta", destacou.

O projeto

Criado pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, o projeto objetiva incentivar a produção de peixes em Bag-fish (bolsas para peixes) com alta tecnologia reunindo práticas que respeitam o meio ambiente como a reutilização da água dos tanques para fertirrigação e o uso de placas de energia solar. No projeto Gamboa é possível produzir até 750 kg de peixes em cerca de 40 m³. (Secom Palmas)