Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação  Academia International Chiu Chi Ling Hung Gar Kung Fu com sede em Palmas Academia International Chiu Chi Ling Hung Gar Kung Fu com sede em Palmas

A Federação Tocantinense de Kung Fu é a organizadora do 3º Seminário Tocantinense de Kung Fu, que ocorrerá neste próximo sábado dia 07 de setembro, no Colégio Castro Alves da Arno 32, em Palmas/TO.

O evento contará com palestra e seminário técnico e também com a presença de grandes nomes do Kung Fu a nível nacional e internacional como o mestre Paulo José da Silva e sua esposa mestra Rosânia Porto da Silva.

Durante o evento diversos temas que abrangem o universo do kung fu e das artes marciais serão abordados, trazendo aos alunos e filiados da federação e amantes desta arte milenar uma oportunidade de aprendizado e experiência.

Kung Fu no Tocantins

A Federação Tocantinense de Kung Fu foi fundada em 13 de abril de 2003, pelo mestre Assis Oliveira, presidente da federação, o qual possui mais de 20 anos de experiência na área dos estilo Hung Gar, Garra de Águia, Chi Kung e Tai Chi Chuan, além de grande experiência em defesa pessoal e armas marciais. Oliveira iniciou ainda jovem nas artes tornando-se professor em Kung Fu com apenas 17 anos de idade.

O Kung Fu, pelo seu aspecto disciplinador e de solidariedade, atua ensinado a crianças e adolescentes, servindo como importante instrumento social para afastá-los da criminalidade, violência e outros fatores que assolam as camadas mais desfavorecidas da sociedade. Com isso, temos desenvolvido um projeto social intitulado Projeto Esporte é Vida, onde crianças carentes tem a oportunidade de treinar Kung Fu de forma gratuita.

Milenar Arte Marcial Chinesa

O termo "kung-fu" nas artes marciais Chinesas significa "trabalho duro", esta descrição se dá devido aos rigores envolvidos no aprendizado e prática das Artes Marciais chinesas, a qual deve envolver fé, resistência, além de cansativas e dolorosas horas de treinamento. Combinando isso a altos padrões de moral, caráter e disciplina mental, dão ao mesmo estudante um caminho muito árduo a seguir.

O Kung Fu não é simplesmente conhecido como uma forma saudável de exercícios físicos e sistema de defesa pessoal altamente eficiente, mas também mostra ser um benefício mental e espiritual ao praticante. O corpo de um indivíduo não pode agir sem a interferência da mente, e a mente deve ser orientada a acalmar o espírito. A prática do verdadeiro Kung Fu exige que os ensinamentos influenciem no dia-a-dia (modo de vida integral), em cada aspecto da vida do praticante. O Kung Fu une mente, espírito e corpo. Habilita ações harmoniosas entre os elementos da vida de um ser humano.

Estilo Hung Gar de Kung Fu

O estilo Hung Gar é uma síntese do estilo original Shaolin do Sul do Kung Fu Chinês, as quais atravessou várias guerras e foi se aperfeiçoando com os anos. Nos dias atuais, esse estilo é tido por Hung Gar (estilo da família Hung). Na Convenção Mundial Wong Fei Hung (ano 1999), o Grão-Mestre Chiu Chi Ling convidou professores e estudantes de Hung Gar e fãs de todo o mundo para assistirem as demonstrações de Kung Fu Hung, mostrando a técnica de torção Kum Na Sao e uma performance de Gung Gee Fook Fu Kuen (amenizando a forma do tigre).

Também houve demonstrações da tradicional dança do leão com tambores tocados pelo grão-mestre Chiu Chi Ling, que é conhecido na Ásia e no mundo como “O Rei Leão”.

O Grão-Mestre Chiu Chi Ling também incluiu uma demonstração de algumas de suas técnicas especiais Hung Gar de defesa pessoal. Essa performance era somente o começo. O grão-mestre Chiu Chi Ling foi convidado para ser um consultor especial do governo Chinês por causa de seu vasto conhecimento da arte Hung Gar Kung Fu de Wong Fei Hung. Apesar de ter mais de 60 anos, o Grão-Mestre Chiu Chi Ling ainda faz seus exercícios (formas) suavemente. Seus olhos ainda estão cheios de energia. 

A Associação Internacional de Kung Fu Hung Gar de Chiu Chi Ling tem filiais em nove países e mais de 30.000 pessoas praticando o Kung Fu de Wong Fei Hung pelo mundo. Tem até uma escola de artes marciais de Hung Gar de Chiu Chi Ling na Universidade de Shangai, na China.

Mestre Paulo

Mestre Paulo José da Silva, 45, pernambucano, é um dos maiores nomes do Kung Fu no Brasil, na qual contribuiu efetivamente para a grande evolução e desenvolvimento da arte no país. É presidente da Liga Nacional de Kung Fu (LNKF), foi um dos fundadores da Federação Paulista de Kung Fu Wushu, fundador da Associação Pak Hok de Kung Fu Shaolin, hoje chamada Internacional Chiu Chi Ling de Kung Fu do Brasil, onde é representante oficial do Grão Mestre Chiu Chi Ling (USA) – o qual já é discípulo a 18 anos – no Brasil e América do Sul.

Como atleta, participou de várias competições, inclusive no exterior, viajou para vários países para representar o Brasil em campeonatos internacionais de Kung Fu, como por exemplo, a Argentina, Chile, Venezuela, Peru, Turquia, Suíça, Estados Unidos e China. Foi o primeiro Mestre brasileiro de Kung Fu que conheceu e visitou várias cidades e províncias do Sul da China (Guangzhou, Foshan, Shantou, Xiamen, Quanzhou, Guangdong, Fujian e Hong Kong) e vários Templos Shaolin de artes marciais e Templos religiosos budistas (Templo Shaolin do Sul, Museu de Wong Fei Hung, Chin Woo Athletic Association Foshan, Museu de Bruce Lee, Templo Shaolin do Sul de Fukien, Instituto de Wushu de Guangdong, Templo Nan Pu Tuo Si) e outros.

Sua primeira academia foi fundada em 1982. Sempre trabalhou em prol do desenvolvimento do Kung Fu no Brasil, onde, em 1989 ajudou a fundar a Federação Paulista de Kung Fu Wushu onde atuou como diretor de relações públicas e delegado especial da cidade de São Paulo, durante 15 anos.

Hoje é presidente da Liga Nacional de Kung Fu – LNKF contribuindo cada vez mais para que o Kung Fu se torne cada dia mais forte e mais reconhecido em nosso país, organizando mais de 50 campeonatos, festivais e seminários de Kung Fu, entre eles o 1º Campeonato Aberto Paulista de Kung Fu (23/11/1980 – SP) e pela Federação Paulista de Kung Fu Wushu, organizou mais de 10 Campeonatos Regionais, Paulistas e até Brasileiro. Realizou também Campeonato em Recife - PE, em Natal, Mossoró - RN, e no Estado de Goiás. Em Novembro de 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010 vem organizando e realizando a Copa Brasil Internacional de Kung Fu (Intarnational Cup Brazil of Kung Fu), sendo o maior campeonato de Kung Fu do Brasil e da América do Sul, contando com a participação de quase todos os Estados brasileiro e diversos países, além da participação de grandes mestres internacionais e nacionais.

Tem várias publicações nas revistas: Kiai, Combat Sport, Impacto, Zen, Top Fight, Inside Kumite, Trump, Shaolin Gong Fu, Fighter Magazine, Brazil Sports, Técnica e Revista LNKF. É autor do livro O Segredo do Kung Fu Pak Hok lançado em Dezembro de 2002. Atualmente tem filiais no Estado de Goiás, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Bahia e várias cidades do interior de São Paulo e na Capital.