Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Cerca de 500 capoeiristas e amantes da cultura popular brasileira participam, neste sábado, 23, do Festival Internacional “Palmas para Capoeira”, no CEM Castro Alves. O evento, que se inicia às 8h, no CEM Castro Alves, na quadra 305 Norte, é realizado pela Associação Terreiro de Capoeira, Educação, Cultura e Ecologia de Palmas e conta com o apoio da Secretaria Estadual do Esporte, Lazer e Juventude (Seelj).

Mestres de capoeiras referências no Tocantins e em outros estados como Piauí, Bahia, Rio Grande do Sul, Maranhão e Pará, além do Distrito Federal, vão comandar as atividades. A programação conta com exibição do documentário “Tocantins que deu certo – Mestre Fumaça e a Capoeira”, aulas, rodas tradicionais, batizado, troca de graduação, formatura, além de discussões sobre profissionalização dos capoeiristas.

Todo ano o encontro é realizado com o propósito de levar curso de formação aos capoeiristas e incentivar a prática dessa atividade esportiva, que traz inúmeros benefícios para o corpo e a mente, pois proporciona perda calórica, equilíbrio, concentração e melhora o condicionamento físico.

 Programação

7h40 - Credenciamento

8h – Exibição do documentário “Tocantins que deu certo – Mestre Fumaça e a Capoeira”

9h às 11h - Aulas com os mestres Squisito e Pombo de Ouro, do Distrito Federal

11h – Roda tradicional

12h – Almoço

14h - Palestra “CNUC – Discussões sobre a profissionalização do capoeirista/ Mestre Squisito, de Brasília

15h às 16h – Aulas com os mestres Albino (PI) e Itapoan (BA).

17h - Roda tradicional

18h30 – Batizado e troca de graduações.

20h - Solenidade de formatura