Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Governo do Tocantins disponibilizará para as Unidades Básicas de Saúde mais de 20 mil doses da vacina contra varicela (catapora) no mês de outubro. A nova vacina vai compor o Calendário Nacional de Vacinação e será destinada com exclusividade as crianças de 15 meses de idade que já tenham recebido a primeira dose da vacina tríplice viral. Com a inclusão da vacina, o Ministério da Saúde estima uma redução de 80% das hospitalizações por varicela (catapora).

De acordo com a Coordenadora de Humanização do Estado, Marlene Alves, a Secretaria de Estado da Saúde - Sesau capacitará e orientará profissionais de saúde dos municípios tocantinenses no início de outubro. Marlene ainda explicou sobre a varicela “É uma doença comum na infância, mas por conta do aparecimento de bolhas, febre, mal estar  e secreção  incomoda muito”, afirma.

A vacina tetra viral é segura - tem 97% de eficácia e raramente causa reações alérgicas. Não haverá campanha de vacinação, pois a vacina tetra viral será disponibilizada na rotina dos serviços públicos em substituição à segunda dose da vacina tríplice viral. A vacina evita complicações, casos graves com internação e possível óbito, além da prevenção, controle e eliminação das doenças sarampo, caxumba e rubéola.