Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Dia Mundial Sem Carro, movimento que começou por algumas cidades da Europa no final da última década e que vem se espalhando por várias partes do mundo, também será comemorado em Palmas. No dia 22 de setembro diversas secretarias municipais e parceiros executarão uma série de atividades na Avenida LO-11, entre a Feira do Bosque e o Hiper Extra. O trecho da via será fechado para veículos e motos e das 16 até às 22 horas, ações variadas serão oferecidas à população.

 O evento já tem adesões nos cinco continentes e sua principal meta é estimular as pessoas a refletirem sobre o uso excessivo dos automóveis e motocicletas, propondo, assim, que, ao menos na data, cada um possa rever a dependência em relação a esses meios de transporte e a utilizar alternativa sustentável, como a bicicleta, para os deslocamentos na cidade.

 O secretário-executivo de Acessibilidade, Mobilidade e Transporte, Christian Zini, afirmou que “a ideia é fantástica, sobretudo por chamar a nossa atenção para a fazermos essa atividade em família. É uma realização que merece a nossa atenção e participação, nos mostrando o quanto estamos dependentes dos carros para tudo que vamos fazer, mesmo que seja a curta distância. Para esta comemoração, vamos pegar nossas bicicletas e participar do evento. Será um grande dia”, disse Christian.

Programação

A programação palmense do Dia Mundial Sem Carro já está praticamente finalizada, contendo os seguintes atrativos: Espaços Institucionais: banners das novas ciclovias e do Bus Rapid Transit (BRT), das linhas de transporte, calçadas e arborização, distribuição de mudas de árvores; Espaço Criança: desenhos, teatro de fantoches, brinquedos e palhaços; Espaço Esportes: Skate (Rastashop), slack linebicicross, oficina de bike, oficina 1º pedal; Espaço Brincadeiras de Rua: elástico, corda, queimada, amarelinha; Espaço Arte e Música: show artístico, exposição, pintura, escultura, cartoon “ao vivo”, apresentações circenses; Espaço Ativação: aferição de pressão (PHD) e exames, projeto ativação, lian kong e Passeio Ciclístico na ciclo-faixa da Avenida Theotônio Segurado, com ida e volta no percurso entre o local do evento e a Praça dos Girassóis.

 Toda a programação será gratuita e haverá ainda sorteio de bicicletas. “É um dia para toda a família estar presente e participando ativamente. E mais, é uma ocasião para promovermos a integração, fazermos novas amizades e, indo de bicicleta ou de ônibus, poderemos conhecer um trecho diferente da nossa Capital, ver algumas regiões de outra forma que não enxergamos quando estamos de carro”, desafiou Christian Zini.

 Fazem parte da organização: Secretaria Municipal de Acessibilidade, Mobilidade e Transporte; Assessoria de Assuntos Estratégicos; Secretaria de Comunicação; Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Trânsito; Secretaria da Juventude; Diretoria de Meio Ambiente; Secretaria de Educação; Secretaria de Saúde; Fundação Cultural e Fundação do Esporte.(Secom Palmas)