Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação A banda Rattus foi formada na primavera de 1978 na Finlândia por Jake e Vellu que começaram a tocar canções de bandas punk A banda Rattus foi formada na primavera de 1978 na Finlândia por Jake e Vellu que começaram a tocar canções de bandas punk

A lendária banda finlandesa Rattus será o grande destaque do Burrada Festival 2013. Uma das precursoras do estilo punk/hardcore e influência para todo o rock mundial irá completar 35 anos de carreira em solo tocantinense. O festival ainda conta com a presença dos mineiros do Tarso Miller and The Wild Comets, que estarão lançando seu primeiro CD, e mais sete grupos do Estado.

A festança será realizada nos dias 21 e 22, sábado e domingo, no Tendencies Music Bar. Ingressos à venda no local. Country Rock, Rock a’ Billy, Punk Rock, Heavy Metal, Hardcore, Thrash Metal, Blues, Rock n’ Roll, Metal Core, a diversidade dá o tom do Burrada 2013 para agradar gregos e troianos.

O Festival 

O Evento, que começou como comemoração de aniversário de fundação da banda palmense Mata-Burro, embora não tenha sido realizado em 2012 por causa do período eleitoral e problemas financeiros, retoma suas atividades e mostra que veio para ficar. Além de internacionalizar a iniciativa, o grupo ainda promete uma 6ª edição ainda para este ano, para compensar a ausência do ano passado. Totalmente independente, o Festival este ano traz nove atrações em vários estilos dentre do rock.

O Festival tem um formato diferenciado dos outros eventos de rock do Tocantins. Na tentativa de incentivar o empreendedorismo entre as bandas locais, os membros do Mata-Burro tentam inserir os artistas participantes em todo o processo de produção. As bandas são convidadas a trabalharem junto aos organizadores na divulgação, venda de ingressos e na produção.

Segundo Emerson Silva (Bento), baixista da Mata-Burro, fotógrafo e promotor cultural, a iniciativa possui o intuito de mostrar as dificuldades de se produzir um evento, unir os grupos musicais independentes de seu estilo e incentivar as bandas a produzirem seus eventos. “Acredito que as bandas quando trabalham no festival que irão tocar criam um elo com o evento, é como se o evento também fosse um pouco deles, e este sentimento de posse dá força ao Burrada”, explica Bento.

Edições anteriores

Pensado para ser a comemoração do aniversário de formação da banda Mata-Burro, o 1º Burrada Festival começou humilde. Em sua primeira edição, em apenas um dia, 29 de agosto de 2008, subiram ao palco do Tendencies Music Bar, em Palmas-TO, seis bandas, sendo cinco da capital do Tocantins, os anfitriões Mata-Burro, mais Albion, Boddah Diciro, Corell e do interior do Estado, a Meros-Burros, de Miracema do Tocantins.

O evento foi um sucesso de público, reunindo mais de quinhentas pessoas, número alto para a realidade do Tocantins, um estado novo, que ainda está definindo a sua identidade cultural, sofrendo ainda grande influencia das músicas regionais de estados vizinhos como Pará e Maranhão, começava a abrir espaço para mais uma influência: a cultura urbana.

Com a identificação deste nicho cultural pronto para ser explorado, foi necessário crescer e profissionalizar a iniciativa e agregar ao Burrada Festival mais manifestações culturais. Agora, o Festival se transformava em uma alternativa mais abrangente de acesso a produtos de cultura urbana, sem esquecer suas origens, dando espaço para os artistas locais voltados para influências urbanas não só na música, mas também nas áreas de imagem, artes plásticas e áudio visual.

Programação

Local: Tendencies Music Bar – Palmas – TO

Sábado – dia 21 – a partir das 21 horas

Tarso Miller and The Wild Comets (MG)

Asteroid 66

Four de Reis

The Koopers

Rising Force

Domingo – dia 22 – a partir das 18 horas

Rattus (Finlândia)

Trator

Corvo

Equação