Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Detran-TO lançou nesta sexta-feira, 20, no auditório do Palácio Araguaia, a Semana Nacional de Trânsito em Palmas. O evento reuniu cerca de 250 pessoas e contou com a presença de autoridades, exibição dos vídeos da campanha ‘’Balada Consciente – Se Beber, Não Dirija’’ e da campanha educativa do Governo Federal.

Os presentes no evento assistiram ainda palestra sobre mobilidade urbana com o especialista em trânsito e servidor do Detran-TO, Yuri Nery, e a uma apresentação de balé com as alunas do Espaço Contagius.

A Semana Nacional de Trânsito é comemorada anualmente no período de 18 a 25 de setembro e tem o seu tema definido pelos membros do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A abordagem escolhida para este ano foi ‘’Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito: efeitos, responsabilidades e escolhas’’.

O comandante geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel Luís Cláudio Benício, disse que a parceria entre a instituição e o Detran-TO é fundamental para redução dos índices de acidentes e mortes no Estado. ‘’Juntos temos desenvolvido vários trabalhos que buscam a conscientização do cidadão que está no trânsito’’.

 O diretor geral do Detran-TO, coronel Júlio César da Silva Mamede, enfatizou a importância do trabalho desenvolvido em parceria com os demais órgãos e instituições parceiras da SNT 2013. ‘’ Não podemos omitir a urgente necessidade de somarmos esforços para conseguirmos construir um trânsito mais seguro e humanizado. É preciso por em prática e em prazo Recorde tudo que já foi elaborado a fim de conter a violência no trânsito’’.

 Neste ano o Detran-TO realizou eventos de lançamento da Semana Nacional de Trânsito nas três regiões do Estado: norte (Araguaína), sul (Gurupi) e central (Palmas). É um trabalho inédito realizado pelo órgão com o intuito de intensificar as ações de educação e fiscalização para o trânsito não apenas na capital, mas também em todo o Estado.

 Simulador Veicular de Direção

De 20 a 29 de setembro ficará exposto no Capim Dourado Shopping o Simulador de Direção Veicular. Cada participante poderá dirigir no simulador por cinco minutos.

 Ações

A equipe do Detran-TO está desenvolvendo diversas ações de educação e conscientização para um trânsito mais seguro. Estão sendo realizadas desde o dia 18 de setembro, blitzen educativas, palestras, visitas a bares e restaurantes para distribuição de etilotestes (bafômetros descartáveis) e ações nas universidades. Os trabalhos também acontecem pelo interior do Estado através das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) e da Polícia Militar.

Parcerias

Além do Detran-TO, diversos órgãos e instituições também desenvolverão ações para comemorar a SNT 2013 e promover a conscientização dos cidadãos.

 São parceiros a Polícia Militar, Secretaria Estadual da Educação e Cultura (SEDUC), Secretaria Estadual da Saúde (SESAU), Hemocentro, Projeto 'Vida no Trânsito', Agência de Máquinas e Transportes (Agetrans), Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (ATR), Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Trânsito, Sest/Senat e Capim Dourado Shopping. (Ascom Detran)