Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Com muita animação, o município de Chapada da Natividade comemorou no último sábado (28/09), 18 anos de emancipação política. A cidade é localizada no sudeste do Estado, a 191 quilômetros de Palmas.

Para comemorar o dia importante para os chapadenses, o prefeito do município, Djalma Carneiro Rios (PSD), organizou, juntamente com seus vereadores, secretários e colaboradores, uma grande festa. No sábado pela manhã, foram organizadas missa em homenagem ao aniversário da cidade e solenidade de entrega de máquinas agrícolas.

União

Segundo o gestor Djalma Rios, os maquinários foram belíssimas aquisições para o município. “Agradeço a todos os vereadores e ao povo chapadense, porque isso aconteceu através da participação de todos e pela força da nossa comunidade”, disse.

Cavalgada

A partir das 17h começou a grande cavalgada, onde se reuniram cerca de cento e vinte cavaleiros e amazonas, tendo duas comitivas: a Galera do Buteco e Patroas e Patrões. Para o funcionário público e organizador da Cavalgada, Natanael Carneiro Rios, foi um prazer imenso fazer parte desses 18 anos de emancipação política de Chapada da Natividade.

 “Moro no município a mais de 20 anos, ainda quando era apenas povoado. Ter esse tipo de comemoração é muito prazeroso, porque nosso povo é sertanejo e isso resgata cada vez mais nossa cultura” afirma o organizador.

Folia

O evento contou ainda com o 3º encontro das Folias Tocantinenses, com destaque para garoto de seis anos, Gilmar Araujo, filho de folião tradicional. O pequeno agradou a todos com seu jeitinho de criança ao tocar a caixa, um dos instrumentos mais usados nos encontros de folia. “Sinto uma satisfação muito grande, na verdade é um dom de Deus, um orgulho para mim”, fala emocionado o pai da criança, Gilberto Araújo.

A deputada Estadual, Josi Nunes (PMDB), esteve presente e em seu pronunciamento disse que gostou muito do evento. “Uma estrutura muito boa, gostei muito, pessoal animado”. E para encerar a noite de sábado houve show sertanejo com a dupla Cristiano Matos e Daniel. E no domingo (29/09), a programação seguiu com jogo de futebol e entrega de troféus.

Presenças

Estiveram presentes na comemoração, o deputado estadual Toinho Andrade (PSD), a deputada estadual Josi Nunes (PMDB), prefeito de Monte do Carmo, Gilvane Pereira Amaral (PSD) e o presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e prefeito de Almas, Leonardo Sette Cintra (PSDB).

História

Chapada da Natividade surgiu na terceira década do século XVIII com a descoberta de ouro em suas terras. Garimpeiros, comerciantes, senhores e escravos africanos, começaram a fazer parte daquela região. Com isso essa grande classe teve uma enorme participação na emancipação do município em 28 de setembro de 1995.