Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Alvo de críticas e ações judiciais, Jayme troca saúde por meio ambiente

Alvo de críticas e ações judiciais, Jayme troca saúde por meio ambiente Foto: Nielcem Fernandes/ Governo do Tocantins

Foto: Nielcem Fernandes/ Governo do Tocantins Alvo de críticas e ações judiciais, Jayme troca saúde por meio ambiente Alvo de críticas e ações judiciais, Jayme troca saúde por meio ambiente

O administrador Renato Jayme da Silva foi exonerado da Secretaria Estadual de Saúde (SES) nesta terça-feira, 21. O ato de exoneração foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) do mesmo dia.

Em seu lugar assume o médico Luiz Edgar Leão Tolini, que já integrava a gestão da SES, como secretário-executivo e também era diretor do Hospital Geral de Palmas (HGP).

Em nota a Secretaria de Comunicação do Estado (Secom) informou que, apesar de exonerado, Jayme ainda fica no governo. Ele foi nomeado pelo governador Mauro Carlesse (PHS) como titular da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, no lugar do ex-prefeito de Almas Leonardo Cintra.

Renato Jayme já foi presidente da extinta Fundação Pioneiros Mirins e subsecretário da Saúde em 2010. No governo Carlesse, Jayme era alvo de ações judiciais e críticas por parte de sindicatos e órgãos de fiscalização por diversos problemas na gestão da saúde do estado.

A mais recente polêmica envolvendo o gestor é o problema da alteração das escalas dos profissionais de saúde nos hospitais do estado.

No mês de março a justiça chegou a determinar o afastamento do secretário por desrespeitar decisões judiciais e por não regularizar o abastecimento de materiais, insumos e medicamentos em unidades de saúde do estado. O Estado recorreu e o Tribunal de Justiça (TJTO) concedeu liminar mantendo o secretário no cargo.

Confira a nota da Secom a respeito das trocas no primeiro escalão do governo.

O governador Mauro Carlesse (PHS) tirou o administrador Renato Jayme da Secretaria Estadual de Governo. No lugar dele está assumindo o médico Luiz Edgar Leão Tolini, que já integrava a equipe de Jayme, como secretário-executivo e acumulava a direção do Hospital Geral de Palmas.

No entanto, o ex-secretário da Saúde continuará no governo Carlesse. Ele está assumindo a Meio Ambiente e Recursos Hídricos, no lugar do ex-prefeito de Almas Leonardo Cintra.

As mudanças ora anunciadas foram publicadas no Diário Oficial do Estado desta terça-feira.