Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (SENAR), coordenado pela presidente do Sistema CNA / Faet, senadora Kátia Abreu, atendeu cerca de 500 trabalhadores rurais nos dias 27 e 29 deste mês através do programa “Útero é Vida”. As ações aconteceram nos municípios de Chapada da Natividade, na sexta-feira, e Cariri, do domingo. Todos os procedimentos foram realizados em parceria com as prefeituras municipais. 

Chapada da Natividade recebeu o Programa pela primeira vez e superou todas as expectativas de atendimentos. Foram realizados 161 exames de Papanicolau, preventivo do câncer de colo do útero, e 162 exames de PSA que detecta o câncer de próstata. 

O prefeito Djalma Carneiro Rios comemorou o sucesso do evento, “Quero agradecer o empenho dos organizadores e apoiadores e principalmente a iniciativa da senadora Kátia Abreu por proporcionar aos trabalhadores rurais saúde, dignidade e autoestima”, destacou o prefeito. 

Em Cariri o evento aconteceu no domingo, 29, dia em que a cidade recebeu produtores de toda região na tradicional “Festa do Produtor Rural”. A secretária de Saúde do município, Maria Auxiliadora, falou da importância da parceria com o Senar no atendimento aos produtores rurais. “A equipe do Senar já é uma referência na oferta dos serviços de atendimento preventivo contra o câncer do colo de útero e de próstata, e isso estimula as pessoas a participarem”, revelou a secretária.  

O lavrador Edmilson Cordeiro da Mata 50 anos, foi um dos que aproveitou a oportunidade para fazer o exame pela primeira vez, “Nunca fiz porque nunca surgiu oportunidade. A gente vai se descuidando da saúde por não ter condições de pagar exames particulares e hoje eu não poderia perder essa chance”, contou o trabalhador rural.  

Além dos exames, a programação contou com palestra da enfermeira Luana Pereira, que abordou temas como o câncer do colo do útero e de próstata, doenças sexualmente transmissíveis e a importância da higiene íntima. Os participantes também foram atendidos no Espaço Beleza, com hidratação e cortes de cabelo masculino e feminino. (Ascom Faet)