Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Em virtude da prefeita do município de Buriti não ter enviado uma contraproposta referente às reivindicações dos servidores da saúde, foi deflagrada greve por tempo indeterminado pela categoria.

 A decisão dos servidores foi tomada logo após Assembleia Geral com o Sintras nesta segunda-feira, 07, onde a entidade informou aos servidores que até aquele momento a gestão municipal não havia emitido nenhuma posição sobre o assunto.

 Logo após a Assembleia, o presidente do Sintras e comissão de greve foram convidados para uma reunião com a prefeita Rúbia Rodrigues Amorim , para discussão sobre uma possível proposta. Na ocasião foi lhe repassado à proposta da classe para a prefeita que até aquela data não tinha sido possível, pois a gestora só queria conversar sobre a proposta de implantação do PCCV em janeiro de 2014.

 Nesta reunião a gestora municipal informou ao presidente do Sintras que às 14h reunirá com assessoria jurídica do município para discutir e elaborar uma contraproposta para ser apresentada aos servidores. Caso a gestora concluir a contraproposta, ainda hoje, estará reunindo com o presidente do Sintras, Manoel Pereira de Miranda, para discutir a pauta.

 E às 18h também desta segunda-feira, o Sintras realizará uma nova Assembleia Geral com os servidores onde será apresentada a proposta do município e feito encaminhamento sobre a greve.

 Assim desde as 8 horas da manhã desta segunda-feira os servidores continuam em greve ate que tenha uma proposta que seja aceita pelo categoria. Em virtude das negociações, até o final da greve funcionará  somente atendimento de urgência e emergência na unidade  local Hospital de pequeno porte do município.

 Rumos da greve

Segundo o presidente do Sintras Manoel Miranda, a continuidade do movimento grevista depende unicamente da posição da gestora, pois os servidores só irão retornar ao trabalho com uma posição concreta que traga a garantia de implantação do PCCV/saúde lei 079/2012.

 Enquanto a prefeitura não se manifestar sobre o assunto, a decisão dos servidores é a continuidade da greve por tempo indeterminado.

 Reivindicações

Os servidores reivindicam pagamento do salário atrasado do mês de dezembro em duas parcelas iguais e sucessivas; Nomear imediatamente a Comissão de Gestão implantação da saúde enviada pelo Sintras visando dar celeridade ao processo; Implantar o PCCR Lei 079/2012 em 1º de janeiro de 2014, com recebimento já no dia 1º de fevereiro de 2014.

As outras demandas pontuadas pelos servidores são a inclusão das progressões horizontais; Divisão do retroativo de março a dezembro em 10 parcelas iguais e sucessivas; e ainda a Inclusão das progressões verticais por titulação no mês de julho de 2014 com as parcelas retroativa, referente a esta progressão, divididas em quatro parcelas iguais e sucessivas. (Ascom Sintras)