Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foi comemorado na manhã desta segunda-feira, 07, os 60 anos de emancipação política da cidade de Tocantínia, localizada a 75 km de Palmas. O vice-governador, João Oliveira, juntamente com o prefeito de Tocantínia, Muniz Araújo, prefeitos de municípios circunvizinhos e populares amanheceram festejando a história, ao som da alvorada e desfile cívico.

O vice-governador, João Oliveira, disse que o município de Tocantínia, esta crescendo e caminhando nos trilhos do desenvolvimento econômico, "principalmente nesta gestão inovadora e participativa que não tem medido esforços em prol do interesse público”, afirmou.

A programação iniciou na última sexta-feira, 4, e contou com cavalgada, missa, culto ecumênico,  jogos e coral indígenas. O encerramento esta previsto para o fim do dia desta segunda-feira com lançamento da Pedra Fundamental do Loteamento “Novo Tempo”.

História

O município foi criado em 7 de outubro de 1953 e instalado em 1º de janeiro de 1954. Estima-se uma população de sete mil habitantes. A cidade possui atrativos turísticos como a Praia do Limoeiro, Aldeia Indígena Xerente, Balneário Salete e recantos da Piabanha e das Oliveiras

Em 2012, foi aprovado pela Câmara Municipal e sancionada pela Prefeitura de Tocantínia, uma Lei tornando a língua indígena Akwé Xerente, idioma oficial do Município junto com o português.