Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: J. Batista
  • Entrega da Medalha Assembleia Constituinte foi feita durante sessão solene realizada na Câmara Federal em comemoração pelos 25 anos da Constituição

O governador Siqueira Campos foi homenageado na manhã desta quarta-feira 9, pela Câmara dos Deputados, com a Medalha Assembleia Constituinte. A homenagem foi idealizada por Ulysses Guimarães para ser entregue aos parlamentares constituintes como forma de reconhecimento e agradecimento pelos trabalhos que culminaram na Carta Cidadã de 1988.

A presidente da República, Dilma Rousseff, também foi homenageada nesta quarta-feira, assim como o presidente do Congresso, Renan Calheiros, e o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, além de ex-deputados que em 1988 participaram do processo de elaboração e promulgação da Constituição.

Conforme o presidente da Câmara Federal, deputado Henrique Alves, em documento enviado a Siqueira Campos, a homenagem é por seu trabalho na promoção da cidadania e do fortalecimento das instituições democráticas brasileiras. Em discurso nesta quarta-feira, o deputado destacou a importância da Medalha e da participação dos parlamentares constituintes na sessão solene que resgatou parte da história do País.

Quando chamado para receber a Medalha Assembleia Constituinte, o Governador Siqueira Campos foi lembrado como o primeiro governador do Tocantins e por ter sido relator da subcomissão dos Estados. Com os trabalhos nesta comissão, sendo de sua autoria a emenda para a criação do Tocantins, Siqueira lutou pela criação do estado, sonho de gerações que se tornou realidade com a Carta Magna. No último sábado, 5, quando a Constituição e o Tocantins completaram 25 anos, Siqueira lembrou o período constituinte e homenageou Ulysses Guimarães ao dizer que “sem ele [Ulysses] não teria sido possível”.

Nesta quarta-feira, ao discursar em nome de todos os constituintes, o deputado Mauro Benevides também destacou a importância de Ulysses Guimarães para a história política e de conquista dos cidadãos chamando-o de “inigualável reconstrutor do Estado de direito brasileiro”.

A homenagem

A Medalha Assembleia Constituinte tem um contexto importante por ter sido idealizada pelo então presidente da Assembleia Constituinte para ser entregue ainda em 5 de outubro de 1988. Conforme informações da Câmara dos Deputados, uma ação judicial impediu que a homenagem aos parlamentares fosse feita naquela data e só em 2010 a Casa de Leis conseguiu o direito de entregar as medalhas aos que tanto contribuíram para a elaboração e promulgação da Constituição.

Cunhadas na Casa da Moeda do Brasil, as medalhas em ouro, prata e bronze ficaram guardadas por 25 anos. Nesta quarta-feira foram entregues em um momento compreendido pela Câmara Federal como resgate histórico.

As homenagens foram feitas durante sessão solene em comemoração aos 25 anos da Constituição, realizada no plenário da Câmara dos Deputados.