A Fequajuto – Federação das Quadrilhas Juninas do Tocantins realiza nesta sexta-feira, 11, às 20h, na Escola Municipal de Tempo Integral Eurídice Ferreira de Mello, a abertura do Simpósio Estadual do Movimento Junino Tocantinense. O Objetivo do evento será para discutir e debater políticas públicas de fortalecimento e sustentabilidade do Movimento Junino no Estado do Tocantins.
Este ano a Fequajuto realizou dois encontros preliminares nos municípios de Gurupi e Araguaína com a participação de quadrilheiros dos municípios e cidades circunvizinhas. Agora o evento será realizado em Palmas. O encontro faz parte do calendário da Federação que tem promovido o Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas na cidade de Porto Nacional e também o IX Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas, na Praça dos Girassóis.
O Simpósio apresenta 5 eixos temáticos que serão debatidos por todas as federações do Tocantins e encaminhados para o grande debate no Simpósio Nacional do Movimento Junino, que acontecerá de 12 a 14 de novembro em Brasília-DF.
O diretor de projetos e marketing da Fequajuto, Wilson Alves, defende a ideia de que é preciso discutir e propor diretrizes, programas, projetos e ações de políticas públicas para o fortalecimento e favorecimento de sustentabilidade do Movimento Junino no Estado do Tocantins. “Esperamos proporcionar de forma direta uma ampla discussão sobre o fortalecimento do Movimento Junino, enquanto cultura popular, com representantes de quadrilhas juninas, produtores culturais entre outros e fomentar discussões para a criação de políticas culturais públicas e privadas, que contribuam no planejamento de metas e ações de valorização, fruição e fortalecimento do Movimento Junino, além de debater meios de auto sustentabilidade, financiamento e incentivo a promoção das manifestações juninas dos Estados em toda sua cadeia produtiva, destacou
O presidente da Fequajuto, Advan Rodrigues, ressaltou a importância de discutir e propor ações sistemáticas que contribuam para a preservação por meio de repasse de conhecimento, divulgação, continuidade e fruição da cultura junina sobre a Seriedade que o papel social tem através destas manifestações no processo de inclusão social e acesso a bens culturais de natureza material e imaterial para o povo tocantinense.
Os eixos debatidos foram definidos no Mês de março de 2013 na Assembleia Geral da CONFEBRAQ – Confederação Brasileira de Quadrilhas Juninas em Brasília-DF sendo eles:
Eixo 1 – Produção e Diversidade de Bens Culturais no Movimento Junino.
Eixo 2 – Cultura Junina como Patrimônio Imaterial.
Eixo 3 – Gestão e Institucionalização do Movimento Junino.
Eixo 4 – Economia Criativa e Movimento Junino.
Eixo 5 – Movimento Junino e Mobilização Social
Além das propostas debatidas o Tocantins elegerá 20 Delegados e 20 Suplentes para participarem do Simpósio Nacional aonde defenderão os interesses do estado do Tocantins e propostas para todo o Brasil.
Programação
Recepção:
· 08h as 8h30 – Chegadas dos Representantes dos Grupos e Credenciamento dos Participantes.
Auditório Principal:
08h30 – Plenária para leitura e aprovação do Regimento Interno.09h00 – Abertura dos trabalhos do I Simpósio Estadual do Movimento Junino;09h15 as 10h – Conferência Magna: Movimento Junino Estadual: Economia, Gestão, Patrimônio, Mobilização e Diversidade.Conferencista: Advan Rodrigues - Presidente da FEQUAJUTOMediador: Representante da Confebraq.10h as 12h – Painel Integrado dos Eixos Temáticos do Simpósio.v Eixo 1 – Produção e Diversidade de Bens Culturais no Movimento Junino.
v Eixo 2 – Cultura Junina como Patrimônio Imaterial.
v Eixo 3 – Gestão e Institucionalização do Movimento Junino.
v Eixo 4 – Economia Criativa e Movimento Junino.
v Eixo 5 – Movimento Junino e Mobilização Social.
Palestrante: Wilson Alves – Diretor da FEQUAJUTO
Intervalo de Almoço:
· 12:00h as 13:30h – Almoço.
· 13:30h as 15:00h – Mesas Redondas Simultâneas.
1. Sala Jiquitaia.
Eixo 1 – Produção e Diversidade de Bens Culturais no Movimento Junino.
1.1 – O Processo criativo na construção das apresentações das quadrilhas juninas.
1.2 – Formação e aquisição de Conhecimento.
1.3 – Cultura Junina, Educação e Comunicação.
2. Sala Súcia
Eixo 2 – Cultura Junina como Patrimônio Imaterial.
2.1 – Movimento Junino Cearense, Memória e Patrimônio Imaterial.
2.2 – Comunidades como Espaços Culturais de Fruição da Cultura Junina.
2.3 – Movimento Junino Cearense x Cultura Contemporânea.
3. Sala Buriti:
Eixo 3 – Gestão e Institucionalização do Movimento Junino.
3.1 – Processo de Institucionalização dos grupos existentes no Estado e mobilização social em suas comunidades de origem.
3.2 – Legislação específica de salvaguarda e desenvolvimento do Movimento Junino Estadual.
4. Sala Capim Dourado
Eixo 4 – Economia Criativa e Movimento Junino.
4.1- Financiamento da Cultura Junina;
4.2 - Sustentabilidade da Cultura Junina;
4.3 - Geração de Trabalho e Renda na Cultura Junina;
5. Sala Favo de Bolota.
Eixo 5 – Movimento Junino e Mobilização Social.
5.1 – O papel social do movimento junino nas comunidades.
5.2 – O Movimento Junino no combate a violência urbana.
5.3 – Movimento Junino, Movimento Cidadão.
· 15h as 15h30 – Integração e Metodologia de Trabalho em Grupos.
Plenária Final
· 17h30 as 18h30 – Plenária Final – Escolha dos Delegados do Tocantins e encerramento Oficial do I Simpósio Estadual do Movimento Junino