Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Elias Oliveira

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) está realizando nos dias 25 e 26 de julho uma reunião técnica com os diretores Regionais de Educação, gestores de Escolas de Tempo Integral, assessores pedagógicos das Diretorias Regionais de Educação, Técnicos Pedagógicos, diretores escolares, coordenadores pedagógicos e técnicos pedagógicos das Escolas de Tempo Integral, superintendentes, diretores, gerentes, assessores e técnicos pedagógicos da Seduc/Sede.

A reunião tem o intuito de apresentar o diagnóstico do primeiro semestre realizado pela Secretaria, bem como discutir uma proposta para melhorar a aprendizagem dos alunos da rede estadual de ensino. 

Wanessa Zaverese Sechim, secretária de Estado da Educação Juventude e Esportes, frisou que este é um momento de escuta da secretária. “Em todos os momentos estamos buscando ouvir os principais envolvidos no processo ensino aprendizagem, tanto o professor, quanto o aluno. Já percorremos diversas localidades e tenho sempre escutado quais pontos precisam ser trabalhados para que nosso aluno aprenda”, afirmou.

O superintendente de Tecnologia e Inovação da Seduc, Wilson Alves, lembrou que os dados apresentados são referentes à aplicação da proposta pedagógica de 2017. “Temos dois grupos na Seduc fazendo a análise de todos os dados lançados no Sistema de Gerenciamento Escolar (SGE), observamos que as escolas avançaram , melhoraram seus índices, mas ainda precisamos caminhar para alcançarmos nossas metas”, disse.

Para o superintendente, não só as notas finais precisam ser levadas em consideração. “Precisamos ir além de analisar só os resultados finais, devemos detectar são os problemas e as possíveis causas”, ponderou.

Para a diretora da Escola Girassol de Tempo Integral Santa Maria, do município de Santa Maria do Tocantins, Dilma Alencar, a reunião vem esclarecer as dúvidas dos gestores. “É um momento esclarecedor, nos preparamos melhor para novas ações e podemos fazer uma autoavaliação do que foi realizado até aqui”, pontua.

​​​O diretor Regional de Miracema, Valteir Pereira, pontuou a importância do momento de discussão para avaliar a implantação da proposta pedagógica da Seduc. “É muito importante podermos socializar sobre as ações que aconteceram no primeiro semestre. Isso nos auxilia a planejar melhor o segundo semestre letivo e observar como está ocorrendo a implantação da proposta pedagógica de 2017. A Seduc está ouvindo os principais agentes envolvidos nesse processo que são as escolas”, finalizou.