Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

O reitor Joaber Macedo, da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) assinou na tarde desta terça-feira, 15, às 14h30, no gabinete da reitoria, um protocolo de colaboração entre a Unitins e a Fundação Incyde, representado pelo seu diretor geral, o espanhol Javier Collado Cortés. O secretário de Promoção e Atração de Investimentos, Divaldo Rezende, e o pró-reitor José Jamil Martins estiveram presentes no momento da assinatura.

Através da aliança entre as duas instituições, a Fundação Incyde que está sediada em Madri, disponibilizará tecnologias, metodologias e equipe técnica para, através da Unitins, fomentar o desenvolvimento econômico empresarial no Brasil e no Estado, alinhado com a vocação regional para agricultura, recursos hídricos, logística e tecnologia de inovação.

A Unitins é a primeira Instituição de Ensino Superior no Brasil a firmar este acordo com a Incyde. Segundo o diretor Cortés, a universidade será a porta de entrada para a transferência dessas tecnologias para o Brasil.

“Gerenciamos uma verba de fundos da Europa de 150 milhões de euros anuais, que no final de cinco anos chega a 750 milhões de euros. Construímos  incubadoras, ou viveiros empresariais, e possuímos uma equipe de excelência que dará todo o suporte aos pequenos empreendedores”, explica Cortés.

O diretor da Incyde disse ainda que a primeira ação do acordo entre as duas instituições será a capacitação de professores e alunos da Unitins, para que estes sejam multiplicadores da Fundação espanhola no País.

Para o reitor Joaber Macedo, a assinatura do protocolo de colaboração inaugurou um  momento de “internacionalização” da Universidade. “Estamos fomentando intercâmbios com universidades do exterior e buscando acessar o conhecimento produzido por instituições fora do Brasil”, conta.