Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Após dez meses de interdição, as cortinas do Teatro Fernanda Montenegro irão se abrir novamente nas noites deste sábado e domingo, 19 e 20 de outubro. O Ponto de Cultura Central do Riso, representado por um grupo de jovens atores da Região Sul de Palmas apresenta o espetáculo: Trupizupe – O Raio da Silibrina.

A comédia se passa em um país distante, mas é composta pelas figuras do nordeste brasileiro. Com personagens que carregam a força e competência do homem do sertão, Trupizupe enfrenta todas as dificuldades e inimigos, sem perder a maestria e sabedoria de sua palavra. 

O Espetáculo, que é  produzido  pela Spatium Arte e Cultura, tem a direção de Nival Correia e texto do paraibano Bráulio Tavares. As músicas de Renata Rosa serão interpretadas por Dorivã e Anne Raelly, com acompanhamento percussivo de Murilo Fernando e Fabio Geriz. O responsável pelo projeto é a Associação Tocantinense dos Conselheiros Tutelares, que é patrocinada pelo Ministério da Cultura, através do Programa Mais Cultura – Rede de Pontos de Cultura de Palmas e Prefeitura de Palmas, através da Fundação Cultural de Palmas.

Nival Correia, diretor da peça considera que “o espetáculo é uma oportunidade para os espectadores conhecerem os jovens talentos das artes-cênicas da capital. Foram necessários dois meses de trabalhos entre oficinas e ensaios para formar o elenco para atuar em comédia e humor. Tudo isso trabalhado através de técnicas específicas para o formato", completa Nival.

Ponto de Cultura Central do Riso

O Ponto de Cultura Central do Riso trabalha com intuito de oportunizar aos jovens de Palmas, artistas ou não, condições de conhecer a linguagem do humor e formar agentes de transformação na comunidade. O foco é a produção de espetáculos que usem a comédia como instrumento transformador. Durante três meses, o Ponto de Cultura atendeu 22 crianças através de oficinas de teatro realizadas pelas professoras Flaviana do Nascimento e Iva de Oliveira.

Davi Viana tem 19 anos e é um dos atores que compõem o elenco do espetáculo. O jovem que mora na região Sul de Palmas vai atuar pela primeira vez no Theatro Fernanda Montenegro e está muito ansioso com a apresentação: “Mesmo com o frio na barriga, não vejo a hora de tudo começar. Estou encantado com todo o elenco e com a oportunidade de atuar no Theatro Fernanda Montenegro”. Davi salienta que já convidou toda a família e amigos, e que espera um grande público para a apresentação deste fim de semana.