Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A literatura ganha mais duas obras genuinamente tocantinenses: “Os dez contos” e “O homem que...”, do escritor Maximiano Bezerra. Os livros serão lançados nesta sexta-feira dia 25 de outubro, às 20h, no foyer do Teatro Sesc Palmas. A entrada é gratuita.

Maranhense de nascimento e tocantinense de coração, Maximiano é escritor desde os anos 80. A ideia de publicar suas produções só veio quando ganhou o livro “Cartas de Amor do Projeto Khalil”. “Escrever é uma paixão que surgiu quando tive as primeiras compreensões de desejos profissionais. Na adolescência, tive um impulso quando li “A queda para o alto”, de Sandra Mara Herzer e, então, decidi escrever”, conta Bezerra.

Maximiano já tem cinco livros publicados, incluindo os lançamentos. “As duas últimas [obras] são contos humorísticos que partem de uma análise socioeconômica e comportamental da sociedade atual. Um dia me veio a ideia de escrever "O homem que...", enquanto o escrevia, surgiu a ideia de escrever "Os 10 Contos", explica o autor.

Mensagens

A ideia do livro "O homem que..." é a de poder levar as pessoas a valorizarem mais a beleza do lugar onde vivem. “Olhamos muito para fora e muito pouco para o que está ao nosso redor. Embora sejam textos humorísticos são comprometidos com a valorização da beleza e com a alegria de viver, de preferência em cidades interioranas onde nada corre há mil”, conta Maximiano.

Já “Os 10 Contos” traz a mensagem de repúdio à insensatez humana. “Ao mesmo tempo, os contos querem lançar a esperança de que, por mais que haja momentos complicados, há sempre uma oportunidade escondida em algum lugar”, revela o autor.

Os livros estarão à venda durante o lançamento, que será no dia 25 de outubro, às 20h, no foyer do Teatro Sesc Palmas. O teatro fica no Centro de Atividades do Sesc, na 502 Norte.