Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O jornalista, radialista, escritor e compositor Sebastião Pinheiro dá início ao seu novo projeto artístico denominado “Tião Pinheiro – De amor e de afeto” com uma live recheada de atrações no dia 25 deste março (uma sexta-feira), às 20h, quando lança seu sexto livro de poemas “Amorosamente”, contemplado pelo Edital Promic 2019 da Fundação Cultural de Palmas.

Em função das limitações da pandemia e dos prazos do edital, o lançamento será transmitido pelos canais de Tião no Youtube (que também será lançado na oportunidade), Facebook e Instagram com produção da Agência Public, apresentação da jornalista Jocyelma Santana e interatividade com os internautas que acompanharem a live a cargo da jornalista Valéria Kurovski.

Entre as participações especiais estão “A Barraca Cia de Artes”, as atrizes Luciana Assunção e Ana Kamila Castaño, os músicos Genésio Tocantins (presencial), Léo Pinheiro, Maria Eugênia, Dorivã, Nacha Moretto, Jorge Menares, Écio Duarte – que estarão também no disco “Tempo ao Tempo” a ser lançado brevemente por Tião -, além de gente da área acadêmica, familiares e amigos, muitos deles integrantes do Abacateiro, coletivo à sombra do qual criadores se juntam para compor, ouvir, mostrar canções e celebrar o afeto.

O livro 

Com um total de 214 poemas divididos em cinco blocos – “Sonhares e nasceres”, “Chegadas e acolhidas”, “Partidas e desmantelos”, “Renasceres e viveres” e “Marcas e saudades” -, “Amorosamente” aborda os mais distintos sentimentos sempre de uma forma leve. Do encontro ao desencontro, do só à multidão, do sombrio à luminosidade, Tião Pinheiro propõe no livro que sempre após a noite haverá o dia, que após a partida haverá um porto e que após a malquerença haverá de surgir o amor. A exemplo do que fez nos dois últimos trabalhos do escritor, Marcelo Soares da Silva assina o projeto gráfico de “Tião Pinheiro – De amor e de afeto”, começando por este “Amorosamente”. Talentoso e detalhista, o design traduz através do seu traço mais essa viagem poética proposta por Tião.

Júlia d´Paula tem apenas 13 anos de idade e pinta desde os três. Quando conheceu a sua arte, Tião Pinheiro ficou encantado com o que viu e não teve dúvidas em convidá-la para se juntar ao projeto com três quadros que ele mesmo escolheu: “O banco”, “Dueto” e “Amorosamente”, este último nominado após o encontro entre ambos e em homenagem ao livro. Hoje artista plástico que produz até para o Exterior, o jornalista Núbio Brito vem se destacando com auto-retratos. Fez e presenteou o escritor com o dele, que ilustra a obra e tem espaço reservado em seu escritório doméstico, um ambiente literário, musical, jornalístico e de memórias de suas andanças e vivências profissionais mundo afora.

Jovem e requisitado fotógrafo no mercado regional e já abrindo outros espaços, Anderson Vaz deixou de ser o esposo de uma sobrinha do Tião Pinheiro para ser um profissional talentoso com agenda cheia. Ele assina as fotos profissionais deste projeto. “Amorosamente” foi impresso na Kelps, uma editora com larga experiência e envolvimento com a literatura de Goiás e do Tocantins, atuando além do aspecto meramente gráfico e dando suporte aos escritores para levar mais longe suas obras, colocando-as nas principais plataformas digitais do mercado, como fará com esta do Tião, cuja versão e-book será disponibilizada nas livrarias Amazon, Apple (ibooks), Cultura, Google (play livros), Kobo, Rakuten, Storytel e Wook. A versão física estará à venda inicialmente na Livraria Leitura (no Shopping Capim Dourado), em Palmas.

Perfil

Tião Pinheiro é um jornalista e radialista goiano com 44 anos de profissão, poeta com cinco livros publicados (“Janelas”, “Vôo Esperança”, “Calundu” e “De sonhos e de construção”), compositor com três discos lançados (“Chave”, “Lugares” e “Alma Leve”) e músicas gravadas por artistas como Oswaldo Montenegro, Trio Yucatan, Tropical Trio, Paulinho Pedra Azul, Maria Eugênia, Thales Junior, o franco-argentino Jean Pierre Noher, entre outros.

Natural de Monte Alegre de Goiás, onde nasceu no dia 9 de maio de 1954, Tião Pinheiro é formado em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Master em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação da Universidade de Navarra (Pamplona-Espanha) e Centro de Extensão Universitária de São Paulo – hoje Instituto Internacional de Ciências Sociais (São Paulo) e agrimensor pela então Escola Técnica Federal de Goiás (hoje IFG), mas não chegou a exercer a profissão.

Em sua cidade fez o Primário no Grupo Escolar Dona Joaquina Pinheiro; em Suzano (SP), estudou no Colégio Estadual de Suzano; em Porto Nacional, no Seminário São José, Colégio Sagrado Coração de Jesus e Colégio Estadual (hoje Florêncio Ayres da Silva). Em Goiânia, estudou no Lyceu, Escola Técnica Federal de Goiás (hoje Instituto Federal de Goiás) e Universidade Federal de Goiás. Iniciou sua carreira em 1978 como revisor na Folha de Goyaz (Diários Associados) em Goiânia-GO, onde atuou também como repórter. Antes, foi colaborador em suplementos culturais da capital goiana, o que motivou o convite para ingressar no jornalismo, sua grande paixão, antes mesmo de entrar para a faculdade. Atuou também em O Popular (do Grupo Jaime Câmara-GJC) em Goiânia, onde fez assessorias empresarial, política e cultural e desde 1988 passou a ocupar a editoria-geral do Jornal do Tocantins, acumulada com a de supervisor editorial do Jornal Daqui (Palmas) e coordenador de jornalismo da CBN Tocantins (Palmas e Araguaína), tendo atuado também como comentarista e foi ainda noticiarista das rádios Araguaia Palmas/Porto Nacional/Gurupi/Araguaína, funções das quais se licenciou ao se afastar do GJC para assumir a diretoria de comunicação do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO).

Durante quase 20 anos atuou como repórter da área cultural em Goiás, onde ganhou o Prêmio Tiokô de Comunicação (o mais importante de Goiás) da União Brasileira de Escritores-Goiás por seu trabalho nesse segmento e onde mantém intenso trabalho na criação cultural, além do Prêmio Abraciclo de Jornalismo e integra equipe do Jornal do Tocantins finalista do Prêmio Esso de Jornalismo de 2005 com a capa Adeus a João Paulo II em nível nacional, entre outros.

No Grupo Jaime Câmara desde 1979, Tião Pinheiro foi revisor de páginas, repórter, crítico musical e sub-editor de cultura do jornal O Popular antes de assumir, em 1988, ainda em Goiânia, onde residiu por mais de 20 anos, a editoria-geral do Jornal do Tocantins. Filho do músico e lavrador Dionísio Gonçalves de Souza e da funcionária pública Zenith Pinheiro de Souza (ambos já falecidos), Tião Pinheiro saiu de sua cidade ainda menino em busca de estudos. Aos 11 anos de idade foi, de carona, para Suzano (SP), onde estudou por dois anos até voltar para Monte Alegre e, depois, Porto Nacional – então norte-goiano. Nesta cidade a partir de 1969, entrou para o Seminário São José e, aluno do tradicional Colégio Sagrado Coração de Jesus das freiras dominicanas, viveu o que considera o seu principal período de aprendizado. Além de seminarista (Seminário São José), Tião Pinheiro trabalhou em loja de móveis, supermercado, em empresa de transporte aéreo, tratorista agrícola e, ainda em Porto Nacional, conquistou prêmios em vários festivais regionais de música e se encantou com a causa da divisão de Goiás e consequente criação do Tocantins.

Membro das academias Tocantinense (ATL), Palmense (APL) e da Academia de Letras e Artes do Nordeste Goiano (Alaneg) e da União Brasileira de Escritores-Seccional Goiás-UBE-GO, Tião Pinheiro tem títulos de cidadania do Tocantins, Palmas, Porto Nacional e Arraias e de honra ao mérito de Barra do Garças-MS. Tião Pinheiro foi o autor regional indicado para o vestibular da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em 2013/2 com a obra “De sonhos e de construção” (poemas) lançada em 2008. Em 2015 foi o autor regional homenageado no 9º Salão do Livro do Tocantins juntamente com o cartunista e autor da Turma da Mônica, Maurício de Souza. Sua literatura já foi objeto de estudos em escolas de São Paulo (SP), Goiás, Tocantins e no exterior. Em 2019 ele deu nome e foi o primeiro a receber o Troféu Tião Pinheiro de Jornalismo do IV Festival de Cinema Estudantil Você na Tela da Fundação Cultural de Palmas entregue anualmente a destaques da comunicação. Em 2020, Tião Pinheiro deu nome ao Espaço Livro e Leitura da 39ª Semana da Cultura de Porto Nacional-TO e 3ª Feira Literária Portuense. Neste mesmo ano, a poesia de Tião Pinheiro foi tema de estudo da Turma de Mestrado em Literatura Brasileira e Regionalismo do Câmpus Porto Nacional da Universidade Federal do Tocantins sob coordenação das professoras doutoras Roseli Bodnar e Juliana Santana de Almeida. Alunos e professores trataram sobre os livros “De sonhos e de construção” (2008) e “Alma leve” (2015). Ainda em 2020, sob a coordenação da professora Rebeca Mendes – de Campos Belos-GO, Tião Pinheiro foi destaque no projeto Volta ao brasil em 365 livros, na Semana de Literatura Goiana, onde autores goianos foram evidenciados em um vídeo por dia. “Alma leve” foi o livro de Tião Pinheiro analisado.

Em 2020 integrou o projeto Operários das Letras: Artistas do Canto, iniciativa do escritor e compositor Edson Cabral em uma combinação entre escritores e músicos com canções que integram um documentário exibido inicialmente no canal Taquaruçu Garden no Youtube e posteriormente será mostrado através de shows presenciais. Tião Pinheiro participa com três canções – “Office-boy de cachorro” e “Missão viver”, ambas em parceria com o compositor tocantinense Juraíldes da Cruz, e “Voa longe”, parceria com J. Bulhões, Léo Pinheiro e Sandro Petrilli. Em 2021, com atuação no Tocantins (Arraias) e Goiás (Campos Belos), a professora Larissa Beltrão foi selecionada para um Doutorado em Literatura Comparada na Universidade de Brasília (Unb) com a pesquisa “Geopoesia da cidadezinha qualquer: o caminho itabirano de Carlos Drummond de Andrade e os trânsitos goiano-tocantinenses de José Sebastião Pinheiro”. Ele já foi homenageado por escolas de redes públicas estaduais, municipais e privadas no Tocantins e Goiás, em uma das quais dá nome a auditório. É verbete em bibliografias nacionais e estaduais (Tocantins e Goiás). Constantemente convidado, já deu palestras e foi homenageado em várias escolas da capital e interior do Tocantins, Goiás e São Paulo, já tendo falado para milhares de alunos, do fundamental à graduação. 

Tião pinheiro chega aos 44 anos de profissão com livre trânsito nas áreas política, econômica, esportiva, social e cultural, com uma trajetória de trabalho e credibilidade.