Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Acessibilidade, Mobilidade e Transporte (Samot) enviou oficio nesta sexta-feira, 08, solicitando a Celtins a realocação de postes da rede de iluminação pública que estão atrapalhando a acessibilidade nas calçadas e ciclovias, que estão ao logo da obras de pavimentação da Avenida NS-01, entre as avenidas LO-05 e LO-15.

O pedido reforça outro ofício protocolado no último dia 21, quando na oportunidade a prefeitura apresentou a Celtins o resultado de um levantamento feito pela Samot, que constatou que existem postes cuja locação está em desacordo com o padrão adotado pela concessionária, que deve estar 0,50 cm após o meio-fio. 

Segundo o secretário Cristian Zini essa falta de padronização resultou no desalinhamento dos postes e, consequentemente, tem comprometido a acessibilidade das calçadas e ciclovias. “Temos trabalhado para garantir a transitabilidade com segurança de pedestre, ciclistas e motoristas.”

A Obra

A obra está prevista para ser inaugurada no final deste mês de novembro, e na sequência a Samot irá iniciar a execução de calçadas e ciclovias nas avenidas L0 -13 e LO-15 (entre as avenidas NS-01 e Theotônio Segurado).

A ciclovia será bidirecional, ou seja, de sentido duplo para o trânsito. A pista terá 2,5 metros de largura com sinalização horizontal e vertical. Para proporcionar maior conforto aos pedestres e ciclistas, a partir da próxima semana, mudas de árvores serão plantadas ao logo da via.