Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

A cidade de Palmas pode receber, em 2015, os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, e para isso, o prefeito Carlos Amastha e o presidente da Fundação Municipal de Esportes e Lazer (Fundesportes), ten. Cleyton Alen, participam neste sábado, 09, em Cuiabá (MT), da abertura da 12ª Edição dos Jogos dos Povos Indígenas.

A cerimônia dará início a uma semana de competições, apresentações culturais e debates, que irão envolver 48 etnias indígenas nacionais e representações indígenas de 16 países. O pontapé inicial da edição 2013 dos Jogos acontece logo mais, às 17h30, com o acendimento do Fogo Ancestral Indígena, promovido pelos líderes espirituais das etnias presentes.

A abertura oficial, da qual a delegação palmense participará, acontece sábado, 09, às 16h30. O objetivo da participação dos representantes de Palmas é apresentar a capital tocantinense aos organizadores e participantes da competição. A vontade de pleitear a sede dos Jogos Mundiais surgiu no início do ano, em visita a Brasília.

“Estivemos em Brasília durante as comemorações do aniversário de Palmas e nosso amigo Jayme Lourenço, assessor do senador Vicentinho, nos apresentou o Marcos Terena (presidente do Comitê Intertribal, organizador dos Jogos). Demonstramos o interesse em sediar uma edição dos Jogos Nacionais, e nos foi oferecida essa chance. Vamos a Cuiabá mostrar o que Palmas tem de melhor e esperamos nos mostrar a altura dessa grande festa”, afirmou o presidente da Fundesportes, que participará do Fórum dos Jogos.

Durante quatro dias serão debatidos temas referentes aos Povos Indígenas e haverá um momento de escolha da sede dos Jogos Mundiais. O presidente da Fundesportes, ten. Cleyton Alen, terá a chance de fazer a defesa de Palmas como sede do evento, mostrando dados da economia, mobilidade urbana, pontos turísticos e atrativos naturais. Além de Palmas, São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ) estão na disputa pela sede dos Jogos Mundiais Indígenas, que serão realizados em 2015.