Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Principal espécie de florestas plantadas no Tocantins, o eucalipto será tema de workshop no 2º Congresso Florestal do Tocantins, que acontece nos próximos dias 19 a 21 (terça a quinta), no Ahãdu Eventos, em Palmas. Com o título “Manejo Inteligente do Eucalipto”, o workshop contará com a presença de silvicultores e demais interessados em produzir eucalipto com precisão. As inscrições custam R$ 200 para profissionais e R$ 100 para estudantes e podem ser efetuadas pelo site www.tocantinsflorestal.com.br.

O workshop, com foco no manejo do eucalipto, será ministrado pelo pesquisador  e engenheiro florestal Ernesto Norio Takahashi. Segundo ele, os participantes poderão conhecer melhor a cultura do eucalipto e através do conhecimento, aumentar a produtividade e lucratividade de suas áreas de produção.

De acordo com o engenheiro florestal da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) Fernando Dorta Souza, o workshop sobre eucalipto é importante, porque a cultura representa mais de 90% das áreas de florestas plantadas. “O eucalipto vem com a prerrogativa de suprir a demanda de madeira, para serrarias e produção de carvão”, afirmou Fernando Dorta, enfatizando a importância do crescimento dessa atividade.

Florestas plantadas

De acordo com o último levantamento, realizado no Tocantins em 2011, o Tocantins possui uma área de aproximadamente 83.500 hectares de áreas de florestas plantadas, sendo a maioria, 75.977, de eucalipto. As demais espécies de florestas plantadas são o neem indiano, acácia, paricá, pinus, pequi, seringueira, teca, pupunha, mogno e cedro maria. 

As microrregiões do Bico do Papagaio e de Araguaína concentram grande parte das florestas de eucalipto, enquanto as microrregiões mais ao Sul do Estado são responsáveis pelo aumento do cultivo da seringueira.

Tocantins Florestal

O 2º Congresso Florestal do Tocantins é uma realização da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), em parceria com a Associação dos Reflorestadores do Tocantins (Aretins) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Tocantins. (Ascom/Seagro)