Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Reunião de definição da programação do AgroEx,

Reunião de definição da programação do AgroEx, Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Reunião de definição da programação do AgroEx, Reunião de definição da programação do AgroEx,

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) promoverá, no próximo dia 22 de novembro, no Anfiteatro da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Gurupi, a 57ª edição do AgroEx - Seminário do Agronegócio para Exportação.   

O evento, promovido em parceria com a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Produção, pretende reunir produtores rurais, sindicatos, cooperativas, associações, agroindústrias, empresas, instituições de apoio ao agronegócio para debater estratégias para incentivar as exportações.  

Esta é a terceira vez que o seminário acontece no Tocantins, sendo a primeira vez em Gurupi. O AgroEx é um seminário gratuito realizado em todas as regiões do país, com duração de um dia, que pretende disseminar informações estratégicas para o aumento da inserção do agronegócio brasileiro no mercado internacional. 

“Foi realizada toda uma análise técnica e devido ao potencial logístico e outros atrativos para exportação que Gurupi possui, ficou resolvido a realização do seminário em Gurupi”, disse  o superintendente Federal da Agricultura (SFA), do Ministério da Agricultura, Jalbas Aires Manduca, durante reunião que aconteceu na manhã desta terça-feira (12/11) na Secretaria de Produção de Gurupi, que contou ainda com a presença do Analista de Comércio Exterior do Ministério da Agricultura Silvio Cícero.   

Silvio destacou também que a intenção é desmistificar alguns conceitos de que somente o grande pode exportar. “Todos podem exportar e nossa intenção é apresentar todos os passos para quem quer exportar”, finalizou. 

O secretário de Produção e Meio Ambiente, Pedro Dias, informou que o momento é importante já que o agronegócio voltou a crescer em Gurupi e é destaque na produção da região Sul do Tocantins. “Não teria um melhor momento para acontecer o Seminário do que este que Gurupi passa. Nossa intenção é envolver toda classe produtora e fazer um evento a altura da nossa cidade”, afirmou Dias. 

Milena Fernandes,  da Secretaria Estadual de Indústria e Comércio, e Eustáquio Ferreira, da Superintendência Federal da Agricultura, também participaram da reunião de definição da programação do AgroEx, acompanhados do Diretor de Indústria e Comércio de Gurupi, Domingos Tavares.

Programação:

O 57º AgroEx reunirá em Gurupi oito palestrantes, que abordarão os seguintes temas:

- Oportunidades e desafios às exportações do agronegócio brasileiro;

- Principais exigências sanitárias e fitossanitárias do mercado internacional;

- Integração contratual: uma estratégia de acesso ao mercado internacional;

- Caso de sucesso: Exportação de Mel;

- Integração Contratual: uma estratégia de acesso ao mercado internacional;

- Caminhos para exportar: o passo a passo para exportação do agronegócio;

- Aspectos relevantes do processo exportador.

- Caso de sucesso: Exportação de Carne Bovina;