Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Cerca de 70 municípios já se inscreveram para a 2ª edição do Selo Unicef Município Aprovado. Apesar do número expressivo de prefeitos engajados, as inscrições foram prorrogadas até o dia 20 de novembro.O selo é uma importante certificação de qualidade aos municípios que aplicam políticas públicas voltadas para a infância e melhoram indicadores sociais em áreas como saúde e educação para crianças e adolescentes

De acordo com a chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Valquíria Rezende, o selo Unicef capacita e melhora a gestão e  a confecção de projetos  que permitem aos municípios mais visibilidade dos recursos nacionais e internacionais que estimulam a vida digna das crianças e adolescentes no Brasil.

Resultados

Na primeira edição do selo Unicef para a Amazônia Legal, realizada entre 2009 e 2012, o Tocantins teve 13 cidades contempladas que mostraram resultados positivos consideráveis após o período de participação no programa. Porto Nacional e Formoso do Araguaia apresentaram, por exemplo, redução na mortalidade infantil, aumento na oferta de exames pré-natal, diminuição na evasão escolar e na distorção idade-série.

Também foram premiados na última edição os municípios de Aliança do Tocantins, Angico, Arapoema, Barrolândia, Brasilândia do Tocantins, Fátima, Palmas, Paraíso do Tocantins, Rio Sono, São Salvador do Tocantins e Tocantinópolis.

Inscrições

Para participar do Selo Município Aprovado, os prefeitos devem preencher um cadastro simples no site do Unicef (www.selounicef.org.br) e encaminhar à sede do Fundo pelos correios, por e-mail ou por meio da chefia de gabinete da Secretaria de Estado da Saúde. As inscrições deverão ser realizadas até o próximo dia 20 de novembro e o selo será entregue aos que cumprirem as etapas ao final do processo, em 2016. (Ascom/Sesau)