Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os projetos de leis que criam as regiões metropolitanas das cidades de Araguaína e Gurupi já tramitam na Assembleia. A proposta do Governo do Estado visa promover a cooperação entre os três níveis administrativos com o máximo aproveitamento dos recursos públicos, mediante a descentralização e a integração de órgãos gestores atuantes na futura região metropolitana.

A matéria institui as funções públicas de interesse comum e gestão das regiões metropolitanas com a criação do Fundo de Desenvolvimento e o Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Região.

Segundo o projeto, a área metropolitana de Araguaína vai integrar 17 municípios tocantinenses situados entre os paralelos de 09°00’ e 05°00’: Araguaína, Aragominas, Araguanã, Arapoema, Babaçulândia, Bandeirantes, Bernardo Sayão, Carmolândia, Filadélfia, Muricilândia, Nova Olinda, Palmeirante, Pau D’Arco, Piraquê, Santa Fé do Araguaia, Wanderlândia e Xambioá.

Já a região metropolitana de Gurupi será composta por 18 municípios: Gurupi, Aliança, Figueirópolis, Dueré, Lagoa da Confusão, Crixás, Cariri, Sucupira, Peixe, Jaú, São Valério da Natividade, Alvorada, Palmeirópolis, Araguaçu, Sandolândia, Formoso do Araguaia, Talismã e São Salvador. (Dicom/AL)