Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Na manhã desta quarta-feira, 20, o vereador professor Júnior Geo (PROS) recebeu representantes do Conselho Regional de Psicologia, Fonoaudiologia e Serviço Social na Câmara Municipal de Palmas. A intenção da reunião foi fortalecer a luta que o vereador vem travando desde o mês de maio, deste ano, em que foi aprovado um requerimento com a sugestão do pré-projeto de lei que solicita a inserção de equipes multidisciplinares na rede municipal de ensino de Palmas.

O pré-projeto sugere ao Executivo, que sejam formadas equipes multidisciplinares, compostas por profissionais especializados em psicologia, serviço social e fonoaudiologia, para avaliação e acompanhamento dos estudantes e seus familiares.

O vereador deixou claro que a solicitação do pré-projeto de Lei é para que o Executivo disponibilize psicólogos, assistentes sociais e fonoaudiólogos para a avaliação e acompanhamento dos estudantes da Rede Pública de Ensino. “Caso não seja viável a inclusão desses profissionais no quadro na educação, sugiro que sejam disponibilizados do Quadro Geral do Executivo”, esclarece Júnior.

Ainda segundo o parlamentar, a necessidade de assistentes sociais, psicólogos e fonoaudiólogos na sala de aula vai resultar na melhoria educacional tanto para o aluno quanto para o educador. “A importância deste pré-projeto é evidenciada por uma série de fatores como a redução da evasão, o acompanhamento mais próximo da família com a escola e redução dos índices de criminalidade e usuários de drogas” destacou.

O presidente do Conselho Regional de Psicologia, Tássio de Oliveira Soares, acredita que com o apoio do parlamentar, essa possibilidade pode ser realidade. “O vereador Júnior Geo faz parte da educação e conhece as reais necessidade, acredito que com essa parceria vamos conseguir essa inclusão no quadro”, reforça Tássio.

Quem também esteve presente foi a presidente do Conselho Regional de Serviço social, Rosinalva da Silva Alves. Ela falou da importância da inserção do profissional na sala de aula: “A inserção do profissional de assistência social na sala de aula irá trabalhar diretamente com a prevenção, isso auxilia e diminui muitos os problemas educacionais”, ressalta.

No final, o vereador Júnior Geo levou os representantes até a sala de reuniões da Casa, e juntamente com todos os vereadores ficou acordado que até o dia 15 de dezembro, cada representante irá apresentar o número de profissionais suficientes para atender a toda a Rede Municipal de Educação.

Estiveram presentes, Tássio de Oliveira Soares, presidente do conselho regional de psicologia de 23ª região, Ana Cláudia de Araújo Hein Rodrigues –representante conselho de fonoaudiologia, Juliana Marinho Ribeiro – conselheira psicologia, Rosinalva da Silva Alves – presidente do conselho regional de serviço social, Taiane Moreira - assistente social – CRESS, Simone Gustmann - assistente social – CRESS, Renata Lopes - assistente social – CRESS, Francisca Ferreira – assistente social , Maginólia Pereira da Silva -assistente social , Renata Frederik Costa – fonoaudióloga , Aide Pacheco Ramos– assistente social, Railon Maciel – conselheiro psicologia e Jonatha Rospide, psicólogo. (Ascom Junior Geo)