Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Em reunião realizada na tarde dessa terça-feira, dia 19, na Assembleia Legislativa do Tocantins, os componentes do Movimento Pró-BR-010 decidiram levar uma caravana ao Distrito Federal (DF) para cobrar a construção da BR-010. A viagem vai acontecer após o dia 10 de dezembro, caso a solicitação de inclusão da obra ao Programa de Aceleração do Crescimento - PAC 2, não seja atendida pelo Governo Federal.

O movimento decidiu esperar para realizar a marcha, após previsão do superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit-TO), Eduardo Suassuna, de que até a referida data o Governo deverá anunciar a incorporação da estrada ao PAC 2.

Suassuna garantiu que o pedido da inclusão já cumpriu as etapas necessárias para que uma obra seja posta no programa de aceleração. “Esse pleito já passou pelo Dnit Nacional, pelo Ministério dos Transportes e pelo Ministério do Planejamento, e aguarda o desfecho definitivo, que esperamos ser favorável, até 10 de dezembro”, previu.

O movimento aprovou ainda o indicativo de uma manifestação que deve culminar com o fechamento de algum ponto da BR-010, que deve ser em Palmas, na segunda quinzena de fevereiro de 2014. Essa ação pode ocorrer se até lá as reivindicações não forem de forma alguma atendidas. No encontro, o movimento recebeu das mãos do superintendente a cópia do documento reivindicatório que tramita em Brasília.

Essa estrada é vista pelo grupo como fundamental para os municípios que se localizam do lado direito do rio Tocantins, como, por exemplo, Paranã, Silvanópolis, Natividade, Chapada da Natividade, Arraias, Santa Rosa, Porto Nacional, Monte do Carmo, Palmas, Aparecida do Rio Negro, Rio Sono, Pedro Afonso, Santa Maria, Itacajá e Goiatins. As lideranças alegam que a falta do empreendimento prejudica as comunidades dessas localidades no deslocamento de doentes, na produção agrícola, entre outras funções.

Além dos coordenadores do movimento e do superintendente do Dnit, compareceram o prefeito de Rio Sono, Roberto Campos (PR), a prefeita de Itacajá, Maria Aparecida (PSD), o deputado Wanderlei Barbosa (SDD), o presidente da Associação Comercial de Itacajá, Rômulo Ramos, o diretor executivo da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM), Marcos Vinícius, no ato representando o presidente da entidade, Leonardo Sette Cintra, o presidente do Sindicato dos Caminhoneiros do Tocantins, José Aparecido, vereadores de Rio Sono, de Itacajá, e outras lideranças políticas, empresariais e rurais.