Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o apoio da Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, a Banda  de Música do 4º  BPM promove no próximo sábado,  a partir das 19 horas, no pátio do quartel da corporação, o  8º  Encontro de Bandas e Fanfarras da  Região Sul, com a participação de bandas e  fanfarras das cidades de  Gurupi, Araguaína, Palmas,  Porto Nacional,  Natividade e São Valério da Natividade.

O evento é aberto ao público, integra a programação  dos 55 anos  de emancipação política de Gurupi e  comemora, também  a Semana Internacional da Música e do Músico. Este ano, terá a participação especial da Banda de Música do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Piauí.

A Santa dos Músicos

A Igreja Católica consagrou o dia 22 de novembro à Santa Cecília, que também é  a padroeira dos músicos, por isso hoje  a data é comemorada. O músico pode ser arranjador, intérprete, regente e compositor. Há quem diga que os músicos devem ter talento nato para isso, mas existem cursos superiores na área e pessoas que estudam música a vida toda. 

O músico pode trabalhar com música popular ou erudita, em atividades culturais e recreativas, em pesquisa e desenvolvimento, na edição, impressão e reprodução de gravações. A grande maioria dos profissionais trabalha por contra própria, mas existem os que trabalham no ensino e os que são vinculados a corpos musicais estaduais ou municipais. 

Santa Cecília viveu em Roma, no século III, e participava diariamente da missa celebrada pelo papa Urbano, nas catacumbas da via Ápia. Ela decidiu viver casta, mas seu pai obrigou-a a casar com Valeriano. Ela contou ao seu marido sua condição de virgem consagrada a Deus e conseguiu convence-lo. Segundo a tradição, Cecília teria cantado para ele a beleza da castidade e ele acabou decidindo respeitar o voto da esposa. Além disso, Valeriano converteu-se ao catolicismo. 

Mito Grego

Mito grego - Na época dos gregos, dizia-se que depois da morte dos Titãs, filhos de Urano, os deuses do Olimpo pediram que Zeus criasse divindades capazes de cantar as vitórias dos deuses do Olimpo. Então, Zeus se deitou com Mnemosina, a deusa da memória, durante nove noites consecutivas. Nasceram dessas noites as nove Musas. Dessas nove, a musa da música era Euterpe, que fazia parte do cortejo de Apolo, deus da Música.