Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Em atendimento ao requerimento da deputada Amália Santana (PT), a Assembleia Legislativa realizou nesta quinta-feira, dia 21, uma sessão especial em comemoração ao trabalho voluntário no Tocantins. A solenidade, que destacou a ação voluntária de assistência aos portadores de câncer no Estado, contou com as presenças da presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Elaize Presbítero, e do presidente da Associação dos Voluntários e Amigos dos Portadores de Câncer de Araguaína (AVAPCA), José Armando da Silva.

Em seu discurso, Amália Santana destacou a importância do voluntariado e da necessidade do serviço assistencial na comunidade. “O que me motivou a fazer o requerimento foi o reconhecimento a esses voluntários que dedicam suas vidas a ajudar o próximo e a aliviar a sofrimento de pessoas tão carentes de atenção e amor. O trabalho voluntário muitas vezes não recebe a devida atenção do poder público, mas entendemos que esse apoio é indispensável e fortaleceria as atividades voluntárias que têm feito a diferença na vida de muitas pessoas”, enfatizou.

O presidente da Associação dos Voluntários e Amigos dos Portadores de Câncer de Araguaína (AVAPCA), José Armando, elogiou a iniciativa e ressaltou a importância do apoio parlamentar às organizações sociais dedicadas ao voluntariado. “Sem o trabalho voluntário, o Brasil teria muitos problemas. Por isso, é preciso a sensibilização da sociedade para essa causa”, destacou.

Ele também comentou sobre a campanha “Novembro Azul”, dedicada aos homens, por meio de mobilização para a prevenção do câncer de próstata e a importância de hábitos saudáveis. A AVAPCA  presta assistência aos pacientes da oncologia em tratamento, há mais de oito anos, em Araguaína, além de promover campanhas preventivas e eventos para arrecadação de fundos em prol dos portadores de câncer.

A presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Elaize Presbítero, disse que o trabalho voluntário tem complementado o tratamento de muitos pacientes no Estado. “Já atendemos mais de 28 mil mulheres e sabemos da necessidade dessa assistência. Agradecemos também a parceria do Governo do Estado, que por meio da Secretaria da Saúde tem cedido profissionais para fazer esse trabalho, junto com nossas 160 mulheres voluntárias que abraçaram a causa”, frisou.

 Os deputados Eli Borges (PROS) e Vilmar do Detran (SDD) parabenizaram os representantes das instituições presentes à sessão pelo trabalho desenvolvido no Tocantins e prometeram apoio às iniciativas sociais no Estado.