Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Valério Zelaya

A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) retirou, no último sábado, 30, o parquinho do Ginásio Ayrton Senna. A retirada é parte de um trabalho que já vem sendo executado pela Seisp desde o início do ano: equipes do órgão estão realizando um levantamento de todos osplaygrounds, além das academias ao ar livre, que apresentam problemas. O parquinho foi retirado após um menino acidentalmente perder dois dedos ao brincar no escorregador que ficava no local.

Segundo o Diretor de Parques e Jardins Hebert Véras, o problema é que tanto esses equipamentos quanto as academias ao ar livre nunca passaram por manutenção antes. “Por isso, o diagnóstico se faz necessário, para tomarmos conhecimento do que deve ser substituído ou reformado. Muitos já foram substituídos, mas para resolver o problema, demandamos de um pouco mais de tempo, já que este trabalho nunca foi feito antes," ressalta.

Dezoito parquinhos foram instalados neste ano e sete academias ao ar livre. As últimas quadras a receberem os equipamentos foram a 303 Norte,1306 e 1004 Sul, 403 Norte, Jardim Aureny I, 604 Sul e Setor Santa Fé. Além desses aparelhos, mais cinquenta já estão em processo de licitação.

Os parquinhos e academias ao ar livre proporcionam lazer e qualidade de vida à população. A secretária da Seisp, Valéria Hollunder, explicou que há urgência na interdição e retirada de qualquer equipamento que ofereça risco. "Tanto estes aparelhos como os bancos, passarelas e toda a estrutura das praças e parques existem para oferecer lazer à população, entretanto tem que haver, principalmente segurança, não basta apenas adquirir novos aparelhos ou realizar reformas. Por isso, estamos montando também um processo de manutenção para esses equipamentos," esclarece . (Secom Palmas)