Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

O secretário Municipal de Planejamento e Gestão de Palmas, Francisco Viana, quer importar para a Prefeitura de Palmas o modelo de meritocracia. O modelo de gestão que já estava sendo estudado na Capital tocantinense foi amadurecido durante o 62º Fórum Nacional de Secretarias de Municipais de Administração das Capitais, que aconteceu nos dias 28 e 29 de novembro em Salvador, Bahia. “A tendência da gestão pública em todo Brasil é desenvolver a meritocracia, ou seja, valorizar o servidor público a partir da qualidade do trabalho que ele desempenha”, afirma Viana.

O secretário reforça que a meritocracia é uma das chaves para estimular o funcionalismo público, prática corriqueira no setor privado. Modelo que já vem sendo aplicado nas prefeituras de Recife e Salvador, e para Palmas, um estudo deve avaliar a melhor aplicabilidade. De acordo com Viana o reconhecimento em público é outra ferramenta que será desenvolvida para incentivar e estimular a produção dos servidores municipais.

Durante dois dias o gestor teve a oportunidade de participar de debates, conferências e demonstrar as estratégias que estão sendo aplicadas em Palmas, a exemplo do trabalho que o Instituto Áquila vem desenvolvendo.

De acordo com o gestor, o Fórum agregou experiências bem sucedidas no que tange a tecnologia aplicada à gestão, como sistemas modernos de gerenciamento. A licitação e as dificuldades por trás das compras públicas foi um desafio compartilhado pelos gestores durante o encontro. “Abrir um processo de licitação não significa associar preço e qualidade”, ressaltou Viana.

O Fórum contou com a presença de representantes de aproximadamente 20 capitais. De Palmas, além do secretário de Planejamento e Gestão, participou também o diretor geral de recursos humanos da Seplag, Wanderson Ricardo Mendes. O 63º Fórum Nacional de Secretarias de Municipais de Administração das Capitais acontecerá em março do ano que vem em Recife, Pernambuco. Palmas sediará a 64º edição do evento em agosto de 2014.