Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A Secretaria de Estado da Segurança Pública – SSP, por meio da Divisão de Genética Forense, realizou no dia 28, a entrega do laudo que comprova a identificação de uma jovem que foi vítima de homicídio no final de 2012, na cidade de Paraíso do Tocantins. Trata-se de Flávia do Bonfim Mattos, que foi assassinada no dia 31 de Outubro de 2012 e teve seu corpo carbonizado e enterrado próximo a uma cerâmica em Paraíso do Tocantins.

 De acordo com a Perita Criminal, Dra. Patrícia Bonilha de Toledo Piza, o exame de DNA de Flávia foi realizado a partir de amostras do pé direito da jovem que encontrava-se altamente carbonizado, tratando-se de uma amostra complexa para a realização do procedimento. Para a realização do exame de vínculo genético, foi coletado no Laboratório de Genética Forense em Palmas, as amostras biológicas (mucosa oral) dos pais da suposta vítima.

 Os Peritos Criminais Patrícia Bonilha e Wanderson Rocha, da Genética Forense do Tocantins, participam como colaboradores de um projeto da área de perícia em Genética Forense/APGF do Instituto Nacional de Criminalística/DPF intitulado; “Banco de Dados Nacional de Perfis Genéticos de Crianças e Adolescentes Desaparecidos” e, como a suposta vítima tinha 21 anos de idade, foi possível inserir tal caso no referido projeto, sendo que as amostras questionadas e de referência foram enviadas à Brasília.

 Com a realização do exame foram obtidos perfis genéticos completos dos pais da suposta vítima e, partir da realização do exame na amostra carbonizada, foi possível evidenciar que se tratava de uma pessoa do sexo feminino. A análise comparativa entre o perfil genético obtido da amostra questionada e de referência dos pais comprovou os vínculos de maternidade e paternidade existente entre o casal e a vítima.

 O exame genético de alta tecnologia concluiu que a amostra questionada é compatível com a de uma filha biológica do casal, no caso Flávia do Bonfim Matos. Desta maneira as possíveis dúvidas que ainda existiam sobre a identificação da vítima foram totalmente dirimidas o que será de grande auxílio no inquérito policial e na imputação ao responsável ou responsáveis por cometer esse crime violento e cruel que chocou toda a população de Paraíso do Tocantins.  (Ascom SSP)