Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Divulgação As praias do estado são grande atrativo nos meses de julho a setembro As praias do estado são grande atrativo nos meses de julho a setembro
  • Na Ilha do Bananal, a diversidade de fauna e flora são preservadas no ecoturismo
  • Natividade chama a atenção dos visitantes pelos casarões antigos

Para fortalecer o turismo tocantinense, o governo do Estado vem desenvolvendo um planejamento estratégico para o setor. Dentre as medidas já tomadas pela Agência de Desenvolvimento Turístico do Estado (Adtur), está à previsão de investimentos em roteiros e parcerias com outros órgãos para fortalecer o ramo que tem grande potencial para desenvolvimento no Tocantins. Essas primeiras ações serão apresentadas pela Adtur em evento a ser realizado no auditório do Palácio Araguaia, na próxima sexta-feira, 6.

De acordo com a presidente da entidade ligada ao turismo tocantinense, Nilmar Ruiz, as ações estão sendo planejadas a partir dos polos de desenvolvimento turístico, que são as macrorregiões onde estão localizadas as principais atrações do Tocantins. Conforme a Adtur, as regiões são o Bico do Papagaio, Encantos do Jalapão, Ilha do Bananal, Lagos e Praias do Cantão, Serra do Lago, Serras Gerais e Vale dos Grandes Rios.

Para Nilmar, um dos focos da Adtur neste primeiro momento será o trabalho para a atração de novos empresários que invistam no desenvolvimento turístico do Tocantins. “Nosso plano estratégico trata da necessidade de captar trade turístico para receber bem esse empresariado que investe em turismo. É fundamental que esses empresários sejam bem recebidos para que tenham vontade de ficar e investir no Tocantins” completou.

Além disso, o incentivo ao turismo de negócios no Tocantins, com conferências, feiras e encontros empresariais, é um ponto a ser fortalecido, conforme a presidente da Adtur. “Aquela pessoa que vem fazer turismo de negócios acaba ficando por mais dias. Vamos trabalhar em roteiros para que eles tenham opções de visitas”, explicou.

PDITS e PDRIS

O Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) está sendo traçado pela Adtur com o intuito de fortalecer o setor turístico tocantinense de maneira sustentável em diversas regiões do Tocantins. De acordo com a presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico, as áreas trabalhadas serão o Jalapão, o Cantão e Palmas. “Já foi feito um trabalho diagnóstico e o levantamento das necessidades para o desenvolvimento turístico dessas regiões, para que possam oferecer melhor estrutura e condições”, disse.

Como forma de trabalhos integrados, Nilmar Ruiz destacou a inserção de polos de desenvolvimento turístico no Projeto de Desenvolvimento, Integrado e Sustentável (PDRIS), que vem realizando obras de drenagem e estruturação em estradas tocantinenses. “Nós já estamos inseridos no PDRIS com recurso para fazer outros polos de desenvolvimento em Palmas, Tocantinópolis, Serras Gerais e Bico do Papagaio”, frisou.

Lei do Turismo

No âmbito legislativo, durante o evento que será realizado na próxima sexta-feira, 6, o Governador Siqueira Campos e a presidente da Adtur assinarão a Lei Estadual do Turismo Sustentável, que tem como foco o fortalecimento do setor que é importante para o desenvolvimento socioeconômico do Estado. “Este projeto de Lei já vem sendo discutido há alguns anos. O projeto será assinado pelo Governador e por mim e, posteriormente, encaminhado à Assembleia Legislativa”, explicou.