Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Agricultores familiares recebem 1.126 máquinas e implementos agrícolas nos 139 municípios tocantinenses. Com o programa Terra Forte, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), 30 mil famílias foram beneficiadas, contemplando mais de 120 mil pessoas.

O agricultor Lidiliano Alves da Silva, 85 anos, morador do assentamento São Francisco, no município de Ipueiras, a 120 km de Palmas, foi um dos que receberam o maquinário.

“A chegada das máquinas na minha região vai ajudar muita gente nós somos 11 famílias. Tenho plantado mandioca para consumo próprio, pois não consigo cultivar o suficiente para vender. Com as máquinas quem sabe eu posso aumentar a minha produção e até começar a vender para eu ganhar mais um dinheirinho”, espera o agricultor familiar Francisco Pereira do Nascimento, Ipueiras.

O presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Comunidade Brejo Fundo, no município de Rio Sono, José Alves Soares, conta que há 85 agricultores que cultivam mandioca, milho, feijão e arroz tanto para o consumo quanto para comercializar. “As máquinas vão desenvolver muito nossa região, vamos trocar a enxada pelos tratores aumentando a nossa produção”, vislumbra.

Terra Forte

O programa Terra Forte tem o objetivo de apoiar e promover a agroindustrialização de agricultores familiares. Durante um mês foram entregues nos 139 municípios tratores agrícolas traçados, grade geradora, distribuidora de calcário de arrasto, plantadora adubadora, pulverizadores agrícolas de barra, roçadeiras de arrasto, perfuradores de solo, caminhões trucados e caminhões toco. (ATN)