Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A partir da colheita da safra 2013/2014, prevista para começar no final de janeiro do ano que vêm, os produtores de grãos passam a contar com uma estrutura ainda mais eficiente no armazém da Coapa, em Pedro Afonso.

Em Assembleia Geral Extraordinária no último dia 11 deste mês, a maioria dos cooperados aprovou o investimento de quase R$ 500 mil em melhorias na unidade armazenadora de grãos que atende agricultores de quase 15 municípios da região.

Antes de admitirem os investimentos, os cooperados receberam várias informações numa explanação feita pelo superintendente da Coapa, José Rander Lopes, e o gerente da Unidade Operacional, Odílio Bezerra.

Os serviços iniciam já na próxima semana. Será realizada a manutenção geral em todo sistema elétrico, nos sistemas de elevadores e nas balanças. Também serão feitos investimentos na automação do tombador de resíduos de grãos, nas balanças de fluxos e no quadro de comando.

Conforme o presidente da Coapa, Ricardo Khouri, a finalidade é modernizar o armazém, aperfeiçoar a eficiência operacional aprimorando os fluxos de carga e descarga de caminhões e, consequentemente, melhorar os serviços prestados aos cooperados e demais produtores rurais atendidos pela cooperativa.

Já o 1º secretário do Conselho de Administração da Coapa, Luiz Gilberto Ramos, destacou que as benfeitorias no armazém vão evitar desperdícios e trazer economia.

Números

O armazém da Coapa é considerado um dos maiores do Tocantins e tem capacidade estática para armazenar 60 mil toneladas. Na safra 2012/2013 a unidade recebeu de 71.500 toneladas de soja, 13.800 toneladas de milho e 3.850 toneladas de sorgo.