Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins – Adapec realizará nos municípios de Fortaleza do Tabocão e Pindorama ações de monitoramentos nos abrigos de morcegos hematófagos cadastrados pela Agência.

De acordo com o responsável pelo Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros, José Emerson Cavalcante, esta é uma ação de rotina que a Adapec desenvolve para manter o controle da raiva, doença transmitida pelos morcegos hematófagos.

A equipe estará nesta terça-feira, 17, no município de Fortaleza do Tabocão e nos dias 18 e 19 em Pindorama. Nestes locais, os abrigos cadastrados estão localizados em cavernas e ocos de árvores. José Emerson informou que esta será a segunda vez este ano, que a equipe monitora os abrigos com o objetivo de verificar se houve alguma alteração populacional dos morcegos hematófagos. 

A Adapec alerta aos produtores rurais para que vacine o seu rebanho, pois esta é a maneira mais eficaz de controlar a raiva nos animais herbívoros. E em caso de suspeita da doença nos animais, o produtor rural deve procurar umas unidades da Adapec em seu município ou ainda ligar no disque defesa, pelo telefone 0800-631122.