Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Poder Judiciário do Tocantins é destaque em projeto do Ministério da Justiça, lançado na última segunda-feira (16/12), em Brasília, pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. O Atlas de Acesso à Justiça traz o Judiciário Tocantinense entre os melhores do país em acesso, ficando em 9º lugar. O ranking pode ser encontrado no site www.acessoajustica.gov.br, um portal criado para levar ao cidadão informações e dados sobre direitos e garantias.

Para a presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargadora Ângela Prudente o ranking mostra o crescimento do Judiciário Tocantinense. “Somos o Estado caçula da Federação, ainda em formação, mas conseguimos ficar à frente de Estados importantes e mais estruturados. O resultado é muito positivo para o Tocantins, pois buscamos constantemente atender a sociedade com excelência”.

A classificação é resultado de ações do TJTO, como a interiorização da Justiça, estruturando e valorizando a 1ª Instância. “Dentro do nosso programa de Gestão (2013/2015) priorizamos o 1º Grau, criando mecanismos de apoio às comarcas. Uma vez que, a 1ª Instância é a porta de entrada da Justiça para o cidadão”, afirma a presidente do TJTO.

Projetos como o Núcleo de Apoio às Comarcas - Nacom vem reforçando o trabalho de juízes e ajudando a efetivar cada vez mais a missão do TJTO de garantir a cidadania através da distribuição de uma Justiça célere, segura e eficaz. Outro ponto importante são fóruns em prédios novos, obras concluídas e entregues neste ano, com mobília e equipamentos modernos, promovendo ao jurisdicionado um atendimento com mais conforto e qualidade.

A Semana Nacional da Conciliação também vem facilitando o acesso à Justiça de forma simples e rápida, pondo fim a conflitos jurídicos e satisfazendo todos os envolvidos. Só nesta última edição, em dezembro, foram quase 12 milhões fechados em acordos, superando todas as outras sete edições da mobilização no Tocantins.  

Somadas ao compromisso e empenho dos magistrados tocantinenses com os jurisdicionados, as ações do TJTO vem aproximando cada vez mais a sociedade da Justiça no Tocantins.