Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A mostra, Na Estrada Seres Mortorizados, do artista plástico Cláudio Montanari, continua em exposição na Galeria Sesc de Artes com gravuras e objetos. Montanari pretende provocar a reflexão sobre os problemas relacionados ao trânsito. A entrada é gratuita e o período de visitação encerra no dia 4 de fevereiro.

“Acidentes fatais ou não, ausência de sinalização, problemas com infraestrutura e licitações mal executadas são exemplos de fatores que incentivaram a criação da exposição”. “Grande parte da mostra foi montada na própria galeria do Sesc, por isso só pude ver o resultado depois de pronta. Acho que quem for conhecer irá se surpreender”, conta o artista, que trabalha com o tema trânsito desde 2011. “Esta instalação é um desdobramento de uma exposição feita em 2012, com o foco na violência no trânsito e a situação das estradas, por exemplo,” explica Montanari.

“A hostilidade das rodovias já é vista nas ruas e avenidas das cidades. Prova disso é um levantamento do Hospital Geral de Palmas (HGP) apontando que desde janeiro a setembro de 2013 foram atendidas mais de mil ocorrências de acidentes nas ruas da capital”. “Todo dia a gente enfrenta esse tipo de situação (problemas de trânsito), e, de uma forma ou de outra, nós somos sempre atingidos”, comenta o artista.

Além das gravuras e objetos, o artista fez colagens com notícias de acidentes ocorridos em Palmas. “A ideia é instigar a reflexão sobre o descaso dos gestores com as ruas e rodovias que se encontram em péssimo estado de conservação, onde impera a indústria do “tapa buracos”, pavimentação “casca de ovo”, licitações nebulosas, falta ou deficiência de sinalizações verticais e horizontais.”, completa o artista.

Os interessados em conhecer o trabalho de Montanari, devem visitar a Galeria Sesc de Artes até o dia 4 de fevereiro. A entrada é gratuita e o horário de funcionamento é de 8h às 21h.

Serviço

Exposição Na Estrada – Seres Mortorizados

Data: Até 4 de fevereiro

Horário: 8h às 21h

Local: Galeria Sesc de Artes – Centro de Atividades em Palmas

Informações: 3212-9922 / 8117-1073