Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A programação da Galeria Sesc de Artes, em Palmas, irá apresentar a Exposição “Banco de imagens//pessoas.com”, de Marie-Ange Giaquinto (SP). Sua abertura será às 19h desta sexta-feira, dia 22 de novembro, no Centro de Atividades que fica na 502 Norte. A visitação gratuita seguirá até o dia 31 de janeiro de 2020. A classificação é livre e a entrada é gratuita.

“A exposição de Marie-Ange Giaquinto apresenta uma série de vinte trabalhos, que tem a pintura acrílica como meio, apresentando a representação dos corpos em um espaço planar da tela, onde é possível perceber a sua fragmentação, espaço que se altera entre a ilusão de profundidade sugerida pelas gradações de cor, a objetualidade do material e a apresentação de figuras que surgem de imagens de domínio público da internet”, disse Artur Souza, de Natal (RN).

De acordo com a descrição conceitual da exposição, a “escolha dos desenhos das figuras humanas foi inspirada na iconografia digital, no banco de imagens // pessoas.com de domínio público da internet, que são imagens vetoriais, algumas livres de direitos autorais. Os temas escolhidos são inerentes à condição humana, tais como o anonimato, a incerteza, o sonho, o (des)encontro, a incomunicabilidade, a mesmice, o coletivo, a reflexão”.

Já conforme a descrição técnica da exposição, “as imagens digitais de pessoas.com são inseridas em outro espaço, o pictórico onde procura se criar uma sincronia entre a anatomia humana e o movimento do desenho na composição visual... A pintura é realizada com tinta acrílica... A mostra é composta por vinte telas com medidas variadas”.

Marie-Ange Giaquinto (SP)

Nascida em Bruxelas, Bélgica em 1954. Atualmente vive e trabalha em São Paulo (SP). Fez estágio no ateliê de Odette Gregoire, em Bruxelas, especialização em esmalte sobre metais (1974). Tem formação em Educação Artística no Centro Universitário de Belas Artes de São Paulo (1977). Atuou como professora de Arte no ensino médio em escolas particulares de São Paulo (1978/2017).